Televisão em 3D
Arsenal/Manchester é hoje emitido a três dimensões para nove "pubs" através da Sky Sports.
A Alta Definição (HD) é o presente. O futuro da televisão passa pelas imagens a três dimensões (3D), tal qual as que se podem ver no filme "Avatar". Hoje dá-se um passo vital nesse sentido. A Sky Sports exibe em 3D o clássico Arsenal/Manchester para nove cafés.
Os adeptos das equipas que queiram participar na experiência não terão, no entanto, a vida facilitada. Para evitar a forte afluência aos "pubs" eleitos, a Sky optou por não revelar o nome dos estabelecimentos. Apenas se sabe que se localizam em Londres, Manchester, Cardiff, Edimburgo e Dublin. Na altura, serão entregues os óculos apropriados ao visionamento em três dimensões, à semelhança do que tem acontecido com o filme de James Cameron, "Avatar", o grande vencedor dos últimos Globos de Ouro.
Esta aposta da Sky Sports - um marco na história da televisão - é ambiciosa. A meta é o lançamento, em Abril, de um canal integralmente formatado com esta tecnologia, no início, com uma disponibilização focalizada em centenas de cafés, devidamente equipados para o efeito. E assim vencer a corrida 3D, disputada com outras grandes cadeias norte-americanas, como é o caso da Disney (ver caixa).
As principais vantagens para o telespectador, e no caso os amantes de provas desportivas, prendem-se com a profundidade e o ínfimo pormenor da imagem. Não há expressão facial ou distância entre atletas que escape às novas câmaras.
O director executivo da Sky Sports, Darren Long, explica a diferença recorrendo ao exemplo do golfe. Diz ele que quando se vê uma tacada a duas dimensões, a tarefa do golfista parece fácil. Com a imagem a 3 D, acompanha-se melhor o percurso da bola, os tufos de relva impõem-se à atenção do espectador, os contornos do buraco são precisos. Conclusão: pode apreciar-se verdadeiramente a perícia do golfista.
A fé nesta oferta pioneira ganhou também novo enlevo com o êxito de bilheteira de "Avatar", detentor, desde há poucos dias, do título de filme mais visto de todos os tempos, ultrapassando, desta forma, "Titanic".
Não será inocente a referência de Darren Long a James Cameron à Sky News. "É um grande evangelista do 3D, ele (James Cameron) vive, respira e come em 3D e apenas deseja ver boa imagem 3D cá fora". O director abre o jogo também em relação à opção desta data para avançar com a experiência. "Escolhemos o jogo deste fim-de-semana por já estar em marcha na BBC o anúncio de que iriam exibir um jogo internacional de râguebi em 3D no próximo fim de semana", afirma Darren Long. Embora a estação pública prometa, nesta fase, exibições confinadas a salas de cinema. "A diferença é que a oferta de jogos da Sky se faz em "pubs", enquanto a BBC a fará nos cinemas", faz notar o responsável da Sky. Os testes em casas de espectáculo por parte de outras estações irão proliferar sobretudo aquando da transmissão do Mundial de Futebol, a realizar na África do Sul.
Depois do desporto, a Sky tenciona aplicar a nova tecnologia às áreas da ficção e dos concertos.
Fonte: JN
A Alta Definição (HD) é o presente. O futuro da televisão passa pelas imagens a três dimensões (3D), tal qual as que se podem ver no filme "Avatar". Hoje dá-se um passo vital nesse sentido. A Sky Sports exibe em 3D o clássico Arsenal/Manchester para nove cafés.
Os adeptos das equipas que queiram participar na experiência não terão, no entanto, a vida facilitada. Para evitar a forte afluência aos "pubs" eleitos, a Sky optou por não revelar o nome dos estabelecimentos. Apenas se sabe que se localizam em Londres, Manchester, Cardiff, Edimburgo e Dublin. Na altura, serão entregues os óculos apropriados ao visionamento em três dimensões, à semelhança do que tem acontecido com o filme de James Cameron, "Avatar", o grande vencedor dos últimos Globos de Ouro.
Esta aposta da Sky Sports - um marco na história da televisão - é ambiciosa. A meta é o lançamento, em Abril, de um canal integralmente formatado com esta tecnologia, no início, com uma disponibilização focalizada em centenas de cafés, devidamente equipados para o efeito. E assim vencer a corrida 3D, disputada com outras grandes cadeias norte-americanas, como é o caso da Disney (ver caixa).
As principais vantagens para o telespectador, e no caso os amantes de provas desportivas, prendem-se com a profundidade e o ínfimo pormenor da imagem. Não há expressão facial ou distância entre atletas que escape às novas câmaras.
O director executivo da Sky Sports, Darren Long, explica a diferença recorrendo ao exemplo do golfe. Diz ele que quando se vê uma tacada a duas dimensões, a tarefa do golfista parece fácil. Com a imagem a 3 D, acompanha-se melhor o percurso da bola, os tufos de relva impõem-se à atenção do espectador, os contornos do buraco são precisos. Conclusão: pode apreciar-se verdadeiramente a perícia do golfista.
A fé nesta oferta pioneira ganhou também novo enlevo com o êxito de bilheteira de "Avatar", detentor, desde há poucos dias, do título de filme mais visto de todos os tempos, ultrapassando, desta forma, "Titanic".
Não será inocente a referência de Darren Long a James Cameron à Sky News. "É um grande evangelista do 3D, ele (James Cameron) vive, respira e come em 3D e apenas deseja ver boa imagem 3D cá fora". O director abre o jogo também em relação à opção desta data para avançar com a experiência. "Escolhemos o jogo deste fim-de-semana por já estar em marcha na BBC o anúncio de que iriam exibir um jogo internacional de râguebi em 3D no próximo fim de semana", afirma Darren Long. Embora a estação pública prometa, nesta fase, exibições confinadas a salas de cinema. "A diferença é que a oferta de jogos da Sky se faz em "pubs", enquanto a BBC a fará nos cinemas", faz notar o responsável da Sky. Os testes em casas de espectáculo por parte de outras estações irão proliferar sobretudo aquando da transmissão do Mundial de Futebol, a realizar na África do Sul.
Depois do desporto, a Sky tenciona aplicar a nova tecnologia às áreas da ficção e dos concertos.
Fonte: JN