ARCO abre hoje para a 29.ª edição


A ARCO abre hoje em Madrid para a sua 29.ª edição. É uma das três feiras de arte contemporânea que estão disponíveis na capital espanhola, que recebe ainda a Art Madrid e a Dearte. Para já, apenas os profissionais podem visitar a ARCO, que este ano conta com a presença de onze galerias portuguesas, ficando os dias 19, 20 e 21 de Fevereiro disponíveis para o público.

Apesar da importância de a Art Madrid e de a Dearte, a ARCO deverá voltar a ser a que mais se afirma entre os seguidores e consumidores de arte contemporânea, apresentando-se nesta edição com 218 galerias de 25 países. A feira garante que será um “excelente barómetro do mercado da arte” e que perante um cenário de aparente recuperação representa “uma oportunidade para a dinamização do mercado”.

Portugal vai estar representado por menos uma galeria que no ano passado, contando nesta edição com onze representações apoiadas pelo Ministério da Cultura através de um “seguro de actividade comercial”. Arthobler, Baginski, Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Cristina Guerra Contemporary Art, Fernando Santos, Filomena Soares, Fonseca Macedo, Graça Brandão, Mário Sequeira, Reflexus Arte Contemporânea e a Vera Cortés Art Agency são as galerias portuguesas confirmadas.

Em vez de um país, este ano a ARCO tem como convidada uma cidade - Los Angeles - com uma presença, através de 17 galerias e 60 artistas, que sairá do espaço da Feira de Madrid (IFEMA) para entrar em várias instituições madrilenas.

Na Casa do Campo, também em Madrid, estará a 5.ª edição da Art Madrid onde estarão 65 galerias espanholas e internacionais, entre elas as portuguesas Perve, Art Lounge e Cordeiros. Como acontece desde a primeira edição, a Art Madrid dará espaço para os artistas mais jovens e para a arte mais arrojada, com os promotores a esperarem que, apesar da crise, se repitam os sucessos do ano passado, quando as vendas e os visitantes aumentaram.

A partir de quinta-feira, estará ainda disponível a Feira Dearte de Madrid, que pretende reunir num mesmo espaço “todos os agentes implicados na criação artística”.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION