Estreia de Fields of The Nephilim no Porto


Os Fields of The Nephilim actuam, hoje, no Coliseu do Porto, com primeira parte dos portugueses Bizarra Locomotiva. As portas abrem às 20 horas e o concerto começa uma hora depois. É a estreia dos ingleses em Portugal.

Os Fields of The Nephilim são uma banda de rock gótico, que deu os primeiros passos na década de 80, em Londres. A formação original - Carl McCoy, na voz; Paul Wright, na guitarra; Tony Pettitt, no baixo; Nod Wright, na bateria, e Gary Whisker, no saxofone - gravou apenas um EP ("Burning the fields", de 1985).

Inspirado liricamente pelo mito de Cthulhu, pela mitologia suméria e por Aleister Crowley, McCoy, cara e mentor do projecto, explorava uma abordagem apocalíptica ao imaginário visual dos western spaghetti de Sergio Leone e essa conjugação de elementos, aliada a um som que misturava rock gótico, metal e psicadelismo, deu ao quinteto uma personalidade muito própria.

O primeiro longa-duração, "Dawnrazor", em 1987, o single "Blue water" (que marcou a estreia da banda na tabela de vendas do Reino Unido) e a primeira digressão europeia espalharam em mais larga escala a identidade mística e sombria personificada por McCoy e companhia.

A popularidade do grupo aumentou ainda mais com a edição de "The Nephilim", em 1988, e, em 1990, "Elizium" permitiu-lhes fixar um culto a nível mundial.

Confirmando rumores de instabilidade no seio do colectivo, McCoy anuncia o abandono em 1991 e os Fields of The Nephilim separam-se depois de dois concertos de despedida em Londres. O disco ao vivo "Earth Inferno" e a colectânea "Revelations" são editados a título póstumo.

Em 1998, McCoy e o baixista Pettitt anunciam o plano de recuperação dos Fields of The Nephilim e, dois anos após, é editado o single "One more nightmare". Mas os dois membros fundadores desentendem-se novamente e o vocalista demarcou-se do projecto. Depois de mais alguns anos de silêncio, "Mourning sun", o quarto álbum " a sério" dos Fields of The Nephilim, é editado em 2005.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION