Fome provoca motins na Coreia do Norte


Norte-coreanos esfomeados atacaram agentes da segurança nos mercados de Pyongsung, noticiaram hoje diferentes meios de comunicação sul-coreanos.

Já não se trata da primeira vez que ocorrem incidentes do género, num dos países mais pobres do mundo

O descontentamento começou a alastrar desde a brusca valorização do won norte-coreano em Novembro de 2009, medida que visava controlar as transacções no mercado negro e que em vez disso fez disparar os preços.

A consequência foi um agravamento da penúria alimentar, segundo o jornal on-line "Daily NK", hostil ao regime de Pyongyang.

"Os comerciantes e os habitantes perderam os seus bens devido à revalorização", garantiu aquele órgão de comunicação. "As pessoas vingam-se nos agentes de segurança, porque se sentem desesperadas e têm o sentimento de que, seja o que for que façam, acabam por morrer", disse uma fonte anónima citada pelo jornal.

Não foi dado qualquer pormenor de eventuais vítimas no incidente de ontem.

Outro jornal, o "JoongAng Daily", afirmou que o chefe dos serviços secretos sul-coreanos (NIS) falara a semana passada aos deputados de motins causados pela referida revalorização monetária.

Por seu turno, a agência Yonhap, citando comerciantes perto da fronteira sino-norte-coreana, deu conta de pessoas que estão a morrer à fome.

Centenas de milhares de norte-coreanos morreram na grande fome dos anos 90 devido às calamidades naturais e à incúria económica do regime.

Depois disso, a Coreia do Norte tem contado abundantemente com a ajuda internacional para alimentar a sua população, mas de vez em quando o auxílio é interrompido e a fome aperta.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION