"Honey" é o vencedor do Festival de Berlim
"Honey", do turco Semih Kaplanoglu, foi o vencedor-surpresa do Festival de Berlim 2010. O júri internacional, presidido pelo realizador alemão Werner Herzog, atribuiu o Urso de Ouro da 60ª edição do certame à história de um menino de seis anos que deixa de falar quando o pai apicultor parte para longe em busca de trabalho.
Mas, tal como acontecera em 2009, foram dois outros filmes que dividiram entre si o grosso do palmarés.
"How I Ended This Summer", "thriller" do russo Alexei Popogrebsky sobre dois homens isolados numa estação meteorológica no Árctico, valeu ao director de fotografia Pavel Kostomarov o Urso de Prata para a melhor contribuição artística e a Grigory Dobrygin e Sergei Puskepalis, "ex-aequo", o Urso de Prata para melhor actor.
E o drama do romeno Florian Serban "If I Want to Whistle, I Whistle", sobre um jovem prisioneiro que rapta uma assistente social para tentar evitar que a sua mãe ausente parta com o irmão mais novo que criou sozinho, venceu o Grande Prémio do Júri e o prémio Alfred Bauer para filmes que “abrem uma nova perspectiva artística”.
Num palmarés que Herzog disse durante a cerimónia ter sido relativamente fácil de decidir, Roman Polanski foi considerado o melhor realizador por "The Ghost Writer". O prémio foi recebido na sua ausência pelos produtores Robert Benmussa e Alain Sarde, que telefonaram ao cineasta polaco para o informar do galardão, lamentando que não pudesse estar ali para o receber em pessoa. Ao que Polanski respondera, segundo Sarde, que “a última vez que fui a um festival de cinema fui preso”, numa referência bem-humorada às circunstâncias da sua detenção na Suíça.
O Urso de Prata de melhor actriz coube à japonesa Shinobu Terajima, pelo seu papel de esposa sofredora de um soldado japonês mutilado, no filme de Koji Wakamatsu "Caterpillar. E o galardão de melhor argumento foi entregue ao realizador chinês Wang Quan'an e ao seu colaborador Na Jin por "Apart Together", história de um triângulo amoroso entre três idosos de Xangai.
O palmarés da edição 2010 foi surpreendente na medida em que acabou por agradar maioritariamente a “gregos e troianos”, ao mesmo tempo que ignorava alguns dos melhores filmes apresentados na competição e continua a tradição recente de Berlim de premiar um filme de uma cinematografia pequena.
Embora não fosse um candidato forte, "Honey", terceiro tomo de uma trilogia sobre a infância e adolescência de um jovem poeta turco (completada por "Egg" e "Milk", que Semih Kaplanoglu dirigiu em 2007 e 2008), era o favorito de parte da crítica alemã, enquanto "How I Ended This Summer" reuniu inexplicavelmente o consenso de muita crítica internacional. Não faltou quem apontasse (correctamente) que o filme de Alexei Popogrebsky, rodado numa verdadeira estação meteorológica no Árctico com uma equipa reduzida, ia de encontro a muitas das características do cinema de Werner Herzog, o que justificaria a sua presença no palmarés.
Esperava-se também um gesto do júri em direcção a Roman Polanski, em grande parte devido ao capital de simpatia da comunidade artística para com o realizador polaco face à complexa situação judicial em que se encontra.
A maior surpresa terá sido o Urso de Prata para "If I Want to Whistle, I Whistle". A competição de Berlim havia até agora “passado ao lado” da nova vaga do cinema romeno, propulsionada por filmes como "4 Semanas, 3 Mesas e 2 Dias" ou "A Morte do Sr. Lazarescu", mas a primeira obra de Florin Serban fora recebida sem grande entusiasmo.
A cerimónia decorreu, como sempre, no Berlinale Palast perante uma audiência de 1600 convidados que assistiram em seguida a "About Her Brother", do veterano japonês Yoji Yamada, escolhido como encerramento oficial do 60º aniversário do festival. Edição que termina esta noite e, pelo meio das múltiplas comemorações da ocasião (como a projecção ao ar livre de "Metropolis" de Fritz Lang na Porta de Brandenburgo, com dois mil espectadores que não arredaram pé apesar das temperaturas negativas), se tornou na mais concorrida de sempre, com mais de 300 mil espectadores contabilizados.
Fonte: Público
Mas, tal como acontecera em 2009, foram dois outros filmes que dividiram entre si o grosso do palmarés.
"How I Ended This Summer", "thriller" do russo Alexei Popogrebsky sobre dois homens isolados numa estação meteorológica no Árctico, valeu ao director de fotografia Pavel Kostomarov o Urso de Prata para a melhor contribuição artística e a Grigory Dobrygin e Sergei Puskepalis, "ex-aequo", o Urso de Prata para melhor actor.
E o drama do romeno Florian Serban "If I Want to Whistle, I Whistle", sobre um jovem prisioneiro que rapta uma assistente social para tentar evitar que a sua mãe ausente parta com o irmão mais novo que criou sozinho, venceu o Grande Prémio do Júri e o prémio Alfred Bauer para filmes que “abrem uma nova perspectiva artística”.
Num palmarés que Herzog disse durante a cerimónia ter sido relativamente fácil de decidir, Roman Polanski foi considerado o melhor realizador por "The Ghost Writer". O prémio foi recebido na sua ausência pelos produtores Robert Benmussa e Alain Sarde, que telefonaram ao cineasta polaco para o informar do galardão, lamentando que não pudesse estar ali para o receber em pessoa. Ao que Polanski respondera, segundo Sarde, que “a última vez que fui a um festival de cinema fui preso”, numa referência bem-humorada às circunstâncias da sua detenção na Suíça.
O Urso de Prata de melhor actriz coube à japonesa Shinobu Terajima, pelo seu papel de esposa sofredora de um soldado japonês mutilado, no filme de Koji Wakamatsu "Caterpillar. E o galardão de melhor argumento foi entregue ao realizador chinês Wang Quan'an e ao seu colaborador Na Jin por "Apart Together", história de um triângulo amoroso entre três idosos de Xangai.
O palmarés da edição 2010 foi surpreendente na medida em que acabou por agradar maioritariamente a “gregos e troianos”, ao mesmo tempo que ignorava alguns dos melhores filmes apresentados na competição e continua a tradição recente de Berlim de premiar um filme de uma cinematografia pequena.
Embora não fosse um candidato forte, "Honey", terceiro tomo de uma trilogia sobre a infância e adolescência de um jovem poeta turco (completada por "Egg" e "Milk", que Semih Kaplanoglu dirigiu em 2007 e 2008), era o favorito de parte da crítica alemã, enquanto "How I Ended This Summer" reuniu inexplicavelmente o consenso de muita crítica internacional. Não faltou quem apontasse (correctamente) que o filme de Alexei Popogrebsky, rodado numa verdadeira estação meteorológica no Árctico com uma equipa reduzida, ia de encontro a muitas das características do cinema de Werner Herzog, o que justificaria a sua presença no palmarés.
Esperava-se também um gesto do júri em direcção a Roman Polanski, em grande parte devido ao capital de simpatia da comunidade artística para com o realizador polaco face à complexa situação judicial em que se encontra.
A maior surpresa terá sido o Urso de Prata para "If I Want to Whistle, I Whistle". A competição de Berlim havia até agora “passado ao lado” da nova vaga do cinema romeno, propulsionada por filmes como "4 Semanas, 3 Mesas e 2 Dias" ou "A Morte do Sr. Lazarescu", mas a primeira obra de Florin Serban fora recebida sem grande entusiasmo.
A cerimónia decorreu, como sempre, no Berlinale Palast perante uma audiência de 1600 convidados que assistiram em seguida a "About Her Brother", do veterano japonês Yoji Yamada, escolhido como encerramento oficial do 60º aniversário do festival. Edição que termina esta noite e, pelo meio das múltiplas comemorações da ocasião (como a projecção ao ar livre de "Metropolis" de Fritz Lang na Porta de Brandenburgo, com dois mil espectadores que não arredaram pé apesar das temperaturas negativas), se tornou na mais concorrida de sempre, com mais de 300 mil espectadores contabilizados.
Fonte: Público