Alonso vence na estreia na Ferrari


O bicampeão do mundo ficou à frente no GP do Bahrein. Felipe Massa e Lewis Hamilton seguiram-lhe no pódio, enquanto Schumacher foi sexto.

Foi a melhor estreia possível para Alonso. O espanhol que se transferiu este ano para a Ferrari debutou em grande e arrecadou o primeiro troféu para a escuderia italiana, terminando na frente na primeira prova da temporada, com o triunfo no GP do Bahrein. Mais: o bicampeão mundial foi o quarto estreante na equipa italiana a vencer logo à primeira tentativa. Alonso seguiu as pisadas de Mario Andretti, Nigel Mansell e Kimi Räikkönen. Outros como Fangio, Prost ou Schumacher, por exemplo, não o conseguiram.

Atrás de Alonso ficou o seu companheiro de equipa, o brasileiro Filipe Massa, resultado que coloca a Ferrari já destacada na frente dos campeonatos de pilotos e construtores. O inglês Lewis Hamilton (McLaren Mercedes) foi terceiro, logo à frente do alemão Sebastian Vettel (Red Bull Renault), piloto que arrancou da “pole position” e dominava a prova até o motor do seu carro começar a perder potência.

Os quinto e sexto lugares foram para os Mercedes dos alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher, respectivamente, enquanto o campeão do Mundo em título, o inglês Jenson Button (McLaren Mercedes), foi oitavo.

O italiano Vitantonio Liuzzi (Force Índia Mercedes) e o brasileiro Rubens Barrichello (Williams Cosworth), nono e 10.º respectivamente, completaram o lote de pilotos que pontuaram na corrida. Estreia de sonho da Ferrari Alonso venceu e logo de seguida apareceu o seu companheiro de equipa, numa estreia auspiciosa na nova temporada da Ferrari. A corrida foi dominada desde o início pelo alemão Sebastian Vettel, que liderou a prova em 34 das 49 voltas do circuito, mas o seu Red Bull fraquejou e foi cedendo lugares. O espanhol da Ferraria aproveitou para arrecadar a 22 vitória na carreira e foi o primeiro triunfo do espanhol desde o GP do Japão em 2008, quando venceu pela Renault. Alonso chegou à meta sozinho e passeou o seu carro entre as extremidades da pista.

Felipe Massa ficou em segundo, a 16 segundos do espanhol, na primeira corrida do brasileiro depois do grave acidente que sofreu na Hungria em Julho do ano passado. Foi também a primeira vez desde o GP de França em Junho de 2008 que a Ferrari conseguiu colocar dois pilotos nos dois primeiros lugares. E com isto colocou um final na série de três vitórias seguidas da Renault/Red Bull.

O britânico Lewis Hamilton, campeão em 2008, completou o pódio com o seu McLaren, a 23,1s do vencedor com o Vettel a terminar em quarto. Numa corrida sem reabastecimento e com temperaturas elevadas devido à proximidade com o deserto, Alonso averbou os 25 pontos do vencedor, com o novo sistema de pontuação que recompensa os dez primeiros classificados.

Schumacher foi sexto, atrás do seu companheiro de equipa

Depois de ter estacionado o seu carro, Alonso levantou-se e celebrou, com socos no ar e batendo no sue peito antes de se abraçar aos mecânicos.

O heptacampeão Michael Schumacher marcou o seu regresso à competição com 41 anos – depois de três anos de inactividade – com o sexto lugar e um posto atrás do outro alemão e companheiro de equipa Nico Rosberg. O actual campeão do mundo, o britânico Jenson Button, teve uma partida má e deixou o seu McLaren no sétimo posto.

A Lotus, que regressou à Fórmula 1 depois de 16 anos de ausência , provou a ser a melhor das três novas equipas e a única a conseguir que um carro terminasse a prova. O finlandês Heikki Kovalainen foi 15.º, com duas voltas de atraso, e o italiano Jarno Trulli 17.º e o último dos classificados.





Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION