Júri World Press Photo por cá


Depois de ter avaliado trabalhos de fotojornalistas de todo o mundo, a presidente do júri do último concurso World Press Photo, Ayperi Acer, vai estar no próximo mês em Portugal, para igualmente presidir à primeira edição do prémio Estação Imagem/Mora.

O concurso é aberto à participação dos fotojornalistas portugueses (mesmo que a residir ou a trabalhar fora do país) ou estrangeiros a residir em Portugal e ainda aos residentes nos PALOP, independentemente da sua nacionalidade. O prazo para a apresentação dos trabalhos termina no próximo dia 15, sendo a candidatura apresentada por via electrónica através do sítio da Internet da organização (www.estacao-imagem.com).

Além de Ayperi Acer, que é actualmente vice-presidente da Reuters-Pictures, o júri do concurso é ainda composto por Francesco Zizola, ex-membro da agência Magnum e actualmente da Noor, e ele próprio premiado sete vezes no World Press Photo; Volker Lench, editor chefe do departamento de fotografia da revista alemã Stern; Magdalena Herrera, que dirige actualmente a fotografia da edição francesa da revista Geo; e Daphné Anglés, coordenadora europeia de fotografia do jornal New York Times e que este ano integrou também o júri do World Press Photo.

Exposição no Porto

Impulsionado por um conjunto de fotojornalistas portugueses, o concurso é organizado pela Estação Imagem em parceria com a Câmara Municipal de Mora. Além do prémio principal, no montante de 7500 euros, serão ainda atribuídos prémios para sete diferentes categorias, cada um no valor de 2550 euros, havendo também um concurso para a atribuição de uma bolsa de 5000 euros, para um fotojornalista que se proponha desenvolver um projecto relacionado com o Alentejo.

Liderada pelo fotojornalista Luís Vasconcelos, a Estação Imagem é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção da imagem recentemente criada, tendo já editado Os lugares alentejanos na literatura portuguesa. A obra reúne trabalhos de dezena e meia de fotógrafos e designers portugueses, associados a espaços ou lugares do Alentejo referenciados nas obras de escritores como José Saramago, Florbela Espanca, Virgílio Ferreira ou Miguel Sousa Tavares. A partir do livro, há também uma exposição com 39 fotografias e seis ilustrações que, depois de ter passado por Évora, pode agora ser vista no Porto, no Centro Português de Fotografia, até 18 de Abril.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION