Picasso à venda por preço recorde


A casa de leilões Christie's vai licitar um quadro do Período Azul do Picasso por um preço-base recorde, entre os 33 e os 44 milhões de euros.

O leilão do "Retrato de Angel Fernandez de Soto", agendado para 23 de Junho, em Londres, ficará para a história como o quadro com a maior licitação base de sempre, na Europa, anunciou, hoje, quarta-feira, a Christie's.

A rival americana Sotheby's estabeleceu, em Fevereiro, uma nova marca ao vender uma escultura de Giacometti por 115 milhões de euros, suplantando o recorde anterior, já com seis anos, da venda de um quadro de Picasso, por 114.9 milhões de euros, em Nova Iorque.

O anúncio do leilão do Picasso agitou o mercado de obras de arte, em forte contracção durante a crise financeira.

O quadro do pintor espanhol é oferecido pelo compositor Andrew Lloyd Webber e as receitas reverterão para a sua fundação, que promove arte e cultura no Reino Unido.

Em 2006, esta mesma obra foi também oferecida em leilão à Christie's, mas foi retirada em 11 horas, depois de um homem ter reclamado a verdadeira posse do Picasso, alegando que este tinha sido roubado à sua família pelos nazis. "O problema foi resolvido e já todos retiraram as reivindicações sobre a pintura, deixando-a livre para Fundação a vender o trabalho", esclareceu a Christie's, em comunicado.

Segundo Jussi Pylkkanen, presidente da Christie's Europa, Rússia e Médio Oriente, a pintura pode acabar tanto num grande museu, como numa colecção particular, a avaliar pelo "enorme" interesse dos coleccionadores. "É uma das mais importantes obras de arte oferecidas em um leilão, nas últimas décadas", disse.

De acordo com a descrição da Christie's, o "Retrato de Angel Fernandez de Soto", também conhecido como "O bebedor de absinto", é a personificação da própria estética do Período Azul de Picasso. O pintor conheceu Angel, em 1899, e por duas vezes partilhou com ele o estúdio, em Barcelona. Ainda segundo a Christie's, Soto "foi mais dedicado à bebida e a festas do que à arte" e morreu em 1938, durante a guerra civil espanhola.




Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION