Uma outra história do fado


A série "Os fados da Alvorada", a editar hoje, recupera 54 temas, 25 deles pela primeira vez em CD, acompanhados por uma brochura com textos explicativos do investigador José Manuel Osório e fotografias inéditas. Um pedaço de história.

O investigador José Manuel Osório levou dois anos a investigar os arquivos da Movieplay Portuguesa, que adquiriu o espólio da extinta etiqueta Alvorada, mas também pesquisou em arquivos, cartórios, bibliotecas e, até, nas ruas e nos cemitérios de Lisboa.

José Manuel Osório recorreu à memória de familiares de alguns dos fadistas, autores e compositores, ou até de pessoas que os conheceram.

Ainda assim, Carlos da Maia, guitarrista e compositor, de que também se publica pela primeira vez a fotografia e uma biografia, foi um "caso bicudo" na medida em que existiram vários Carlos da Maia na família.

A cada fadista corresponde um texto que inclui biografia, fotografias, capa original do disco, a letra do fado, os respectivos autores, ano de gravação e de edição e, ainda, outros dados, como o técnico responsável, acompanhantes, local de gravação e, sempre que se justifique, a alusão a uma outra personagem.

Por exemplo, pela primeira vez, é publicada as biografias de dois nomes incontornáveis da história do fado: Pedro Rodrigues e Francisco Viana, (Vianinha).

Os três CD incluem fadistas de A (Ada de Castro) a V (Vicente da Câmara), passando por Amália, Carlos do Carmo, Maria Amélia Proença, Mariana Silva, Tony de Matos, Maria José da Guia ou Alfredo Monderrei.

Pretendeu-se, sobretudo, mostrar a história da Alvorada, que se fez desde 1957 até 1977.

A colecção, que será apresentada, depois de amanhã, às 18.30 horas, no Museu do Fado, em Lisboa, tem a chancela de "Fado, património da Humanidade".





Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION