Caricatura de Putin vence World Press


O argentino Gabriel Ippóliti foi o grande vencedor da sexta edição do World Press Cartoon, com a caricatura de Vladimir Putin, publicada imediatamente a seguir à notícia dos novos planos militares russos, no diário Ámbito Financeiro, de Buenos Aires.

Este relançamento assumido politicamente pelo primeiro-ministro russo inspirou o artista e pintor já premiado noutras ocasiões, de que é exemplo o galardão recebido em 2009, do Primeiro Concurso de Cómics do Planeta De Agostini, com Planeta Extra.

Ontem à noite, em Sintra, onde decorreu o anúncio dos eleitos desta edição relativa a 2009, ouviram-se ainda os nomes de Boligán, autor do melhor trabalho na categoria Cartoon Editorial, com a peça "Yes we can" e de Hassan Karimzaderth, o grande vencedor na área do desenho de humor, com "Controvérsia".

Presidido pelo cartoonista António, o painel dos avaliadores juntou nomes de referência como Jean Plantureaux, especialista em sátira política do Le Monde, Michel Kichka, ilustrador israelita, Elena Ospina, pintora e ilustradora colombiana e Terry Mosher, cartonista canadiano.

Segundo o presidente do júri, houve dois temas, entre os cerca de 800 trabalhos a concurso, que se destacaram: "O Prémio Nobel da Paz entregue a Barack Obama e a morte de Michael Jackson".

Outro dos protagonistas da actualidade terá sido Steve Jobs, co-fundador da Apple. A caricatura do empresário que valoriza inovação no design e tecnologia valeu o segundo prémio ao checo Vaclav. O tratamento de questões ambientais, nomeadamente a destruição das florestas vista pela percepção irónica do brasileiro Jarbas, alcançou o segundo lugar na linha Editorial. Em terceiro, ficou o conterrâneo Cau Gomez, com a sárira à Google, mais propriamente ao serviço "Street view".




Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION