Deolinda são revelação do ano para 'Songlines'


Revista britânica, que distingue artista da "world music", edita em Junho, CD com temas do álbum de estreia do grupo português "Canção ao Lado".

Na segunda edição dos Prémios Songlines, que distinguem artistas da área da “world music”, os Deolinda venceram na área de "Prémio Revelação", para o qual estavam ainda nomeados “Invisible System”, “Speed Caravan” e “Mamer”.

A publicação britânica “Songlines” pretende distinguir os melhores projectos de cada ano na área da “world music” atribuindo prémios em quatro categorias: melhor artista, grupo, colaboração multi-cultural e grupo revelação.

O prémio foi atribuído aos Deolinda pelo álbum de estreia "Canção ao lado", que teve edição internacional pela “World Connection”, ainda que o grupo de Ana Bacalhau tenha acabado de lançar o segundo registo, "Dois selos e um carimbo".

"Canção ao lado", que inclui os temas conhecidos "Fado Toninho", "Fon-fon-fon" e "Movimento Perpétuo Associativo", é dupla platina em Portugal, com cerca de vinte mil cópias vendidas.

"Dois selos e um carimbo", editado pela EMI, e que o grupo apresentará a 7 de Junho na Casa da Música, Porto, e no dia seguinte no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, terá edição internacional em Setembro.

Nas restantes categorias dos prémios “Songlines”, foram distinguidos ainda os Staff Benda Bilili (melhor grupo), que estarão em Portugal em Julho no Festival Músicas do Mundo de Sines, Goran Bregovic (melhor artista) e Justin Adams & Juldeh Camara (melhor colaboração multi-cultural).

A cantora Lura estava nomeada na categoria melhor artista pelo álbum "Eclipse" e os Stockholm Lisboa Project estavam nomeados na categoria de colaboração multi-cultural, pelo álbum "Diagonal on Westpark".

A edição de Junho da revista “Songlines” dedicará um espaço aos vencedores e editará um CD com temas dos 16 nomeados.




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION