Festival de Cannes abre hoje com "Robin Hood"


Começa hoje a 63.ª edição do Festival de Cannes, com a apresentação de "Robin Hood", de Ridley Scott. Amanhã, Manoel de Oliveira abre a prestigiada secção paralela Um Certain Regard, com "O estranho caso de Angélica".

"Robin Hood" foi uma escolha muito criticada, pela evidente cedência do festival francês - que prima pela descoberta de novos valores - aos dólares de Hollywood. Polémica à parte, a presença dos protagonistas, Russell Crowe e Cate Blanchett, dará algum do glamour de que Cannes também não prescinde.

O cinema português vai estar representado, em selecção oficial, pelo último filme de Manoel de Oliveira. No entanto, o nosso país não terá nenhum filme em competição, o que acontece pelo quarto ano consecutivo. A lista dos que disputam a Palma de Ouro é mais reduzida este ano, com apenas 19 filmes. Além dos sinais de crise e de uma certa reformulação do festival, tal facto dever-se-á à indisponibilidade de última hora de alguns projectos, a começar pelo último de Terrence Malick, "The tree of life". Ainda assim, foi anunciado que Ken Loach está uma vez mais a competir, com o recente trabalho "Route irish", passado no Iraque.

É de estranhar a fraca presença norte-americana, que inclui apenas "Fair game", de Doug Liman, se considerarmos mais como mexicana a entrada em competição de Alejandro González Iñárritu, com "Biutiful". A secção competitiva confirma sobretudo a crescente viragem a Oriente, onde se faz realmente algum do cinema mais excitante de hoje. Cannes 2010 assiste também ao ressurgimento do cinema africano.




Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION