Amália dá nome a passeio de Paris


A inauguração do Passeio Amália Rodrigues em Paris, que decorreu esta sexta-feira de manhã, "é um reconhecimento da universalidade do fado", afirmou à agência Lusa na capital francesa o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.

"A homenagem que a câmara municipal de Paris quis prestar à Amália Rodrigues e através dela a toda a comunidade portuguesa, é uma forma de reconhecer a universalidade do fado", afirmou António Costa à margem da conferência proferida pelo musicólogo Rui Vieira Nery no edifício da autarquia parisiense.

"O grande salto para o reconhecimento universal do fado começou aqui em Paris, com o concerto da Amália Rodrigues no Olympia em 1956", sublinhou António Costa, que inaugurou a ‘promenade’ dedicada à diva portuguesa com o seu homólogo de Paris, Bertrand Delanoë.

Na inauguração participaram os fadistas Camané, que integrou a delegação de António Costa, e Mísia, que reside há vários anos na capital francesa.

A inauguração do Passeio Amália Rodrigues no leste de Paris e, em seguida, a conferência de Rui Vieira Nery na "mairie", reforçam a candidatura do fado a património universal da UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Durante a tarde, António Costa reúne na sede da UNESCO em Paris com o embaixador de Portugal junto da organização, Manuel Maria Carrilho.




Fonte: CM

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN , ,
DISCUSSION