Enfermeiros em greve


A greve de 24 horas que os enfermeiros iniciaram às 00h00 estava a registar, de madrugada, uma adesão de 65 por cento, de acordo com os dados recolhidos até ao momento pelo respectivo sindicato.

Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse que neste primeiro balanço da greve falta ainda contabilizar alguns hospitais na zona Norte do país.

Relativamente a Lisboa, a adesão à greve ronda os 70 por cento, mas ainda não estão contabilizados pequenos hospitais, adiantou.

A greve dos enfermeiros visa protestar contra “a atitude impositiva” do Ministério da Saúde relativamente a questões salariais e coincide com a manifestação nacional que hoje decorre em Lisboa, junto ao ministério da tutela, a partir das 15h00.

“Vai ser um dia (de greve) para permitir aos enfermeiros protestar em função do encerramento do processo negocial e não se ter chegado a um acordo” com o ministério relativamente à regularização da grelha salarial, disse a vice coordenadora do SEP, Guadalupe Simões.

No início da semana, o Sindicato decidiu suspender a greve marcada para terça, quarta e quinta-feira face ao encerramento das negociações por parte do Ministério da Saúde, mantendo apenas a paralisação para hoje.

“Não havendo mais negociações não havia possibilidade de obter mais resultados”, justificou o sindicato, que considera “totalmente inaceitável” a imposição da grelha salarial.



Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION