Feira do Livro com mais visitantes
A feira do Livro do Porto, que encerrou ontem às 23h30, depois de 20 dias de funcionamento, recebeu mais 50 mil visitantes do que na edição de 2009, num total de 250 mil visitantes, estimou o director do evento, Avelino Soares. As vendas também terão crescido cerca de 25 por cento.
“Consideramos o balanço da feira muito positivo”, afirmou Avelino Soares acrescentando que o número de visitantes “foi superior aos 250 mil, um número que peca por defeito” e que ultrapassa os 200 mil visitantes da edição anterior.
A crise económica e o aumento dos impostos parecem não ter afectado o negócio, embora o responsável admita que “alguns” dos visitantes iam apenas ver os livros à venda sem fazer compras.
“Baseando-nos numa amostragem, concluímos que as vendas deste ano terão sido 25 por cento superiores às do ano passado”, afirmou Avelino Soares, acrescentando que o aumento de afluência dos visitantes se justifica também pela “oferta cultural superior”, entre as quais conferências ou sessões de autógrafos.
O alargamento do horário da feira aos dias de semana, para as 23h30, também contribui para a fidelização de clientes, segundo aquele responsável, assim como a criação da Hora H, a última hora antes do fecho diário da feira na qual os livreiros participantes oferecem descontos de 50 por cento aos visitantes. “A Hora H foi um sucesso, uma iniciativa que pensamos no futuro repetir”, disse Avelino Soares.
Fonte: Público