Inflação sobe, mas a crise continua


A inflação continua afectada pela crise. Em Maio passado, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o índice de preços no consumidor registou uma subida de 1,1 por cento face ao seu valor homólogo de 2009, mas sem energia e produtos alimentares a inflação continua negativa.

A inflação subjacente – que retira do índice os preços da energia e dos bens alimentares não transformados, visando retratar a inflação sem os produtos cujos preços sofrem oscilações mais erráticas – foi de menos 0,1 por cento face aos valores de Maio de 2009, ainda assim um valor superior em 0,4 pontos percentuais ao registado em Abril passado.

A variação negativa destes preços pode estar influenciada por uma quebra pronunciada da procura, em resultado da subida do desemprego e da quebra do poder de compra dos portugueses.

Sinal dessa conjuntura, é o facto de a classe que mais contribuiu para a inflação descer foram precisamente os preços dos bens alimentares e das bebidas. Já os preços dos transportes e ligados à habitação - água, electrividade, gás e outros combustíveis - atenuaram essa descida.

Face a essa evolução positiva, a taxa média de inflação – que mede os últimos doze meses sobre os meses doze meses do período homólogo – acompanhou a tendência de subida. Em Maio passado, foi de menos 0,5 por cento, quando tinha sido de menos 0,7 por cento em Abril passado.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION