Porto Editora autorizada a comprar Bertrand
A Autoridade da Concorrência aprovou hoje a compra do DirectGroup pela Porto Editora, que inclui a Bertrand Editora (Pergaminho, Quetzal, Temas e Debates e Arte Plural) e a rede de 54 livrarias Bertrand em Portugal.
Do DirectGroup, adquirido ao grupo alemão Bertelsmann, fazem também parte a distribuidora de livros Bertrand e o clube Círculo de Leitores, que passam igualmente para as mãos da empresa portuense liderada por Vasco Teixeira. O novo negócio deve estar totalmente formalizado dentro de duas ou três semanas, indicou uma fonte próxima do processo.
A compra irá permitir à Porto Editora reforçar a presença que tem no mercado editorial português, onde a concentração tem vindo a aumentar.
Já em 2008, os mais de 180 milhões de euros de facturação conjunta da Porto Editora e da Leya, de Miguel Pais do Amaral, representaram cerca de 47 por cento do total do mercado nacional. Só da parte daquela empresa nortenha, estão em causa cerca de 91,5 milhões de euros.
Com esta aquisição, a Porto Editora (que inclui as empresas Areal Editores, a Lisboa Editora, Sextante, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique, Ideias de Ler e Albatroz) embarca ainda numa estratégia de crescimento na área do retalho. Actualmente tem livrarias sob a marca Wook, rede que está também presente na Internet para a venda de livros escolares.
Com o novo negócio, o número de trabalhadores da empresa liderada por Vasco Teixeira quase que duplica, passando de 750 para 1400 pessoas, mas ainda não há informação sobre as estratégias desenhadas para o futuro.
Fonte: Público
Do DirectGroup, adquirido ao grupo alemão Bertelsmann, fazem também parte a distribuidora de livros Bertrand e o clube Círculo de Leitores, que passam igualmente para as mãos da empresa portuense liderada por Vasco Teixeira. O novo negócio deve estar totalmente formalizado dentro de duas ou três semanas, indicou uma fonte próxima do processo.
A compra irá permitir à Porto Editora reforçar a presença que tem no mercado editorial português, onde a concentração tem vindo a aumentar.
Já em 2008, os mais de 180 milhões de euros de facturação conjunta da Porto Editora e da Leya, de Miguel Pais do Amaral, representaram cerca de 47 por cento do total do mercado nacional. Só da parte daquela empresa nortenha, estão em causa cerca de 91,5 milhões de euros.
Com esta aquisição, a Porto Editora (que inclui as empresas Areal Editores, a Lisboa Editora, Sextante, Plural Editores Angola, Plural Editores Moçambique, Ideias de Ler e Albatroz) embarca ainda numa estratégia de crescimento na área do retalho. Actualmente tem livrarias sob a marca Wook, rede que está também presente na Internet para a venda de livros escolares.
Com o novo negócio, o número de trabalhadores da empresa liderada por Vasco Teixeira quase que duplica, passando de 750 para 1400 pessoas, mas ainda não há informação sobre as estratégias desenhadas para o futuro.
Fonte: Público