Festival Alive! desafia a crise


O Festival Optimus Alive!, que hoje arranca no Passeio Marítimo de Algés, promete desafiar a crise e mostrar que é possível vencê-la. Os Homens da Luta não vão dar tréguas nesse combate, vai até haver merchadising com o slogan ‘Morte à Crise, Portugal está Alive!’, mas Álvaro Covões, da empresa promotora do evento, Everything is New, prefere destacar "a dinâmica" que o evento criou.

Como exemplo dá o facto de o "festival dar emprego a mais de duas mil pessoas, sem contar com polícia e segurança". Mais: as dormidas geradas pelo evento somam 1360 noites de hotel. Para Álvaro Covões, são iniciativas como o Alive! que podem levar de vencida a crise. "Temos uma oportunidade única para investir. É preciso acreditar e empenharmo-nos e as coisas acontecem", frisou.

Apesar de o sábado, último dia, já estar esgotado (45 mil pessoas) e de não haver passes de três dias, ainda há bilhetes para hoje e amanhã. A previsão, contudo, é a de que possam ser noites de casa cheia, com assistências próximas da lotação máxima.

Até sábado, o Optimus Alive! apresentará perto de 70 artistas em três palcos, a que se soma ainda, pela primeira vez, um palco virtual com capacidade para um milhar de fãs.

As melhorias no recinto são várias, nomeadamente nas zonas de restauração, com mais espaços e variedade, nos palcos Super Bock e Optimus Clubbing, que foram ampliados, e nas zonas de WC, maiores e com entradas separadas para homens e senhoras.

De salientar ainda que toda a energia consumida no festival é proveniente de fontes renováveis, excepção feita ao gerador do palco Optimus, mas a EDP garante a reposição das cotas de CO2.

HOMENS DA LUTA EMPENHADOS

Neto e Falâncio, os Homens da Luta, vão liderar o combate à crise. A dupla tem um ‘pavilhão’ próprio, com um ‘livro de condolências’ pela crise, "para assinar e ser apresentado à Assembleia da República", disseram, e mais uma série de iniciativas. "Temos o jogo do abaixo a crise, em que se atiram bolas de trapos a latas, mais os chutos na crise, com uma bola pesada, e um megafone para quem quiser discursar, com os Homens da Luta a tocarem", disse Neto. Mas há mais. A par das ‘arruadas’ diárias, com cabeçudos de três metros, "vamos ser os primeiros artistas virtuais a tocar no palco virtual, o que é óptimo, porque daqui em diante já podemos mandar os nossos hologramas para as ‘manifs’ e assim não sermos presos", afirmou Jel.

MOONSPELL CONVIDAM ANNEKE

Os Moonspell sobem esta tarde ao palco com uma convidada muito especial. Trata-se de Anneke van Giersbergen, ex-vocalista dos The Gathering. Anneke participou nas gravações e no videoclip do tema ‘Scorpion Flower’, o primeiro single do álbum ‘Night Eternal’, e revelou estar entusiasmada pelo facto de se estrear em palcos nacionais com os Moonspell, depois de goradas outras tentativas.

ÀS 16H00: ABERTURA

As portas do Alive! abrem às 16h00 e a organização apela aos festivaleiros que cheguem cedo e usem os transportes públicos.




Fonte: CM

POSTED BY Joana Vieira
DISCUSSION