Lidl. descontos com muito que contar


A lasanha com sete mil fãs no Facebook é um dos produtos de culto da cadeia que chegou há 15 anos a Portugal. Mas há outros.

Já fez compras no Schwarz Lebensmittel-Sortimentsgroßhandlung? Provavelmente não. Mas foi com este singelo nome que a cadeia Lidl começou, nos anos 30, como pequeno negócio familiar de retalho. Hoje o logótipo azul, vermelho e amarelo mais famoso do mundo (mais popular que as bandeiras de Andorra e Roménia) está perto de ter 8 mil lojas em 20 países diferentes. A Portugal chegou há 15 anos, abriu 13 lojas em simultâneo e desencadeou uma batalha sobre a maneira correcta de pronunciar um nome de quatro letras com apenas uma vogal.

O "Lídele", "Líde" ou "Líder" oferecia produtos baratos de marcas desconhecidas numa loja que mais parecia um armazém. Os portugueses encararam a novidade com desconfiança mas cedo se renderam a acepipes como os cornichons da Freshona, a cerveja Fink Brau ou a cola Freeway.

Apesar da crescente popularidade, Lidl nunca foi sinónimo de sofisticação. Mas do corredor dos congelados surgiram fenómenos de culto, como a lasanha bolonhesa Alfredo (quase 7 mil fãs no Facebook). E que dizer das romarias matinais aos portáteis Targa e da titânica relação qualidade/preço dos produtos de electrónica Silvercrest?

A cadeia que resultou da fusão do comerciante Josef Schwarz com a empresa de distribuição de fruta Südfrüchte Großhandel virou-se para o mercado das lojas de desconto em 1973, copiando o conceito do seu grande rival, os supermercados Aldi. E abreviou o nome para quatro letrinhas apenas: Lidl.



Grandes êxitos

Como dizer “amo-te, Lidl” em dez produtos e menos de 20 euros

Folhado Gusto di Mare, 2,29€
Antes de haver Lidl em Portugal já havia salmão, espinafres e massa folhada. Mas estes três nunca se tinham encontrado num congelado só. É uma refeição equilibrada para duas pessoas e que, uma vez apagado o preço, até pode parecer sofisticada.



Iogurte de um litro Yugosan, 1,99€
Quem disse que 30 cl de iogurte são suficientes? A cadeia de desconto alemã trouxe como imponente novidade os iogurtes de um litro. O que coloca um problema: é para comer tudo de uma vez ou pode-se deixar no frigorífico? Pode, não se estraga.



Fortune cookies, 1,99€
Quem cresceu a ver ficção norte- -americana saliva por estes bolinhos. Prová-los faz-nos recordar o dia em que fomos à primeira pizzaria e pedimos uma com anchovas: só tínhamos visto na TV e não fazíamos ideia de que era má. Estes biscoitos vêm com mensagem em alemão.



Pilhas Aerocell, 1,99€
São quase iguais ao seu equivalente Classe A, as pilhas Duracell, mas sem o peluche-mascote. Vêm em pacotes de oito e vendem-se perto da caixa. Compramo-las a achar que nunca mais vamos precisar de gastar dinheiro em pilhas na vida.



Lasanha Alfredo, 2,99€
O segredo para o sucesso de uma refeição para duas pessoas que custa menos de três euros? É uma lasanha ao nível de um restaurante médio pelo preço das entradas desse mesmo restaurante. A Alfredo tem um grupo de fãs no Facebook.



Sumo Solevita, 0,95€
É o único produto desta lista cujo preço não termina com o algarismo nove. O sumo de laranja do Lidl é uma referência nas festas de anos da garotada e atrás do balcão de alguns bares. Gaba-se de ser 100% fruta e deve ser verdade – de outra maneira não poderia ser tão amargo.



Cajus Alesto, 1,99€
Se há uma coisa boa no Lidl é que nos permite aprender outras línguas. Sabemos, graças a esta lata de frutos secos, que “caju” em alemão é “cashewkerne”. Se não fosse a fotografia na lata, dificilmente chegaríamos lá.



Apfelstrudel, 1,99€
Numa loja alemã têm de estar as suas especialidades. O strudel de maçã é um clássico das sobremesas germânicas e vende-se numa versão congelada, pronta a ir ao forno. O Lidl tem semanas temáticas com especialidades de outras geografias.



Morenazos, 0,49€
Estes falsos Filipinos vencem os genuínos por terem uma imbatível relação qualidade/preço/cacau. A prova de que os produtos da marca Lidl podem ser superiores aos seus congéneres com direito a reclames na televisão.



Mozzarella, 0,99€
O melhor amigo das massas, das pizzas e das sandes é um dos segredos bem guardados da zona de frios do Lidl. Um queijo de qualidade superior que vale bem um desvio do supermercado do bairro até uma destas lojas-armazém.




Fonte: ionline

POSTED BY Joana Vieira
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