Feira de arte internacional online
A primeira feira internacional de arte contemporânea exclusivamente online, intitulada VIP Art Fair, realiza-se em Janeiro do DE 2011 em www.vipartfair.com. Algumas das maiores galerias mundiais estão por trás do projecto e outras tantas já aderiram a esta feira que tem uma semana de duração e visa aumentar o acesso dos coleccionadores a obras e negociantes através de mensagens instantâneas, Skype e telefone.
A feira decorrerá entre 22 e 30 de Janeiro, como concretização da ideia de um casal, James e Jane Cohan, negociantes de arte, e dos empreendedores online Jonas eAlessandra Almgren. Tal como escrevia esta semana o "New York Times", os quatro amigos delinearam uma ideia e conseguiram o apoio de um grupo de 12 galerias de arte contemporânea de quatro continentes e vários países.
As 12 galerias fundadoras são: David Zwirner (Nova Iorque), Galerie Max Hetzler (Berlim), White Cube (Londres), Gagosian Gallery (Nova Iorque, Londres, Beverly Hills, Roma e Atenas), Gallery Koyanagi (Tóquio), Hauser & Wirth (Zurique, Londres e Nova Iorque), Anna Schwartz Gallery (Melbourne e Sydney), Xavier Hufkens (Bruxelas), Fraenkel Gallery (San Francisco), Kukje Gallery (Seul), Sadie Coles HQ (Londres) e James Cohan Gallery (Nova Iorque e Xangai). A lista completa de galerias participantes será divulgada no próximo Outono, indica a organização.
Para as galerias, o custo de participação nesta feira sem bancas, corredores e expositores é, no máximo, de cerca de 20 mil dólares, o que James Cohan estima que seja um quinto do que se pagaria para participar num dos eventos "físicos" mais conhecidos, como a Art Basel. Deslocações, estadias, alugueres de espaço e outras despesas adicionais ficam assim eliminadas.
De acordo com a Lusa, o site da feira vai apresentar as obras à venda em associação relacionando-as com outras obras de arte à escala da figura humana, permitindo examinar detalhes, ângulos de uma peça tridimensional e ver vídeos. A informação adicional que pode ser armazenada no site é outra mais-valia, para a organização, desta VIP Art Fair.
Mas, como o nome indica, uma VIP Art Fair online é uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao mercado, mas é ao mesmo tempo uma iniciativa de acesso limitado. Todos os utilizadores podem visitar o espaço, mas para poder entrar em diálogo com um negociante ou galerista é necessário ser para tal convidado ou pagar uma franquia de acesso às licitações. Esse acesso pago, o VIP Ticket, custará 100 dólares nos dias 22 e 23 de Janeiro e depois custará 20 dólares.
“Para qualquer pessoa com paixão pela arte, a VIP Art Fair é uma experiência transformadora: promove todo o entusiasmo das feiras de arte mundiais em conjunto com a conveniência e a personalização da Internet”, diz James Cohan, em comunicado citado pela Lusa.
Fonte: Público
A feira decorrerá entre 22 e 30 de Janeiro, como concretização da ideia de um casal, James e Jane Cohan, negociantes de arte, e dos empreendedores online Jonas eAlessandra Almgren. Tal como escrevia esta semana o "New York Times", os quatro amigos delinearam uma ideia e conseguiram o apoio de um grupo de 12 galerias de arte contemporânea de quatro continentes e vários países.
As 12 galerias fundadoras são: David Zwirner (Nova Iorque), Galerie Max Hetzler (Berlim), White Cube (Londres), Gagosian Gallery (Nova Iorque, Londres, Beverly Hills, Roma e Atenas), Gallery Koyanagi (Tóquio), Hauser & Wirth (Zurique, Londres e Nova Iorque), Anna Schwartz Gallery (Melbourne e Sydney), Xavier Hufkens (Bruxelas), Fraenkel Gallery (San Francisco), Kukje Gallery (Seul), Sadie Coles HQ (Londres) e James Cohan Gallery (Nova Iorque e Xangai). A lista completa de galerias participantes será divulgada no próximo Outono, indica a organização.
Para as galerias, o custo de participação nesta feira sem bancas, corredores e expositores é, no máximo, de cerca de 20 mil dólares, o que James Cohan estima que seja um quinto do que se pagaria para participar num dos eventos "físicos" mais conhecidos, como a Art Basel. Deslocações, estadias, alugueres de espaço e outras despesas adicionais ficam assim eliminadas.
De acordo com a Lusa, o site da feira vai apresentar as obras à venda em associação relacionando-as com outras obras de arte à escala da figura humana, permitindo examinar detalhes, ângulos de uma peça tridimensional e ver vídeos. A informação adicional que pode ser armazenada no site é outra mais-valia, para a organização, desta VIP Art Fair.
Mas, como o nome indica, uma VIP Art Fair online é uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao mercado, mas é ao mesmo tempo uma iniciativa de acesso limitado. Todos os utilizadores podem visitar o espaço, mas para poder entrar em diálogo com um negociante ou galerista é necessário ser para tal convidado ou pagar uma franquia de acesso às licitações. Esse acesso pago, o VIP Ticket, custará 100 dólares nos dias 22 e 23 de Janeiro e depois custará 20 dólares.
“Para qualquer pessoa com paixão pela arte, a VIP Art Fair é uma experiência transformadora: promove todo o entusiasmo das feiras de arte mundiais em conjunto com a conveniência e a personalização da Internet”, diz James Cohan, em comunicado citado pela Lusa.
Fonte: Público