Apple integra rede social no iTunes



A Apple lançou uma funcionalidade para que os utilizadores do iTunes possam acompanhar as compras musicais de outros utilizadores e seguir a actividade de músicos.

A rede social foi revelada hoje, em S. Francisco, no evento anual onde a Apple costuma apresentar as novidades relacionadas com o negócio da música.

Chamada Ping, esta nova funcionalidade já está disponível através de uma actualização de software do iTunes. O aspecto tem algumas semelhanças com o do Facebook.

“Achamos que se vai tornar muito popular muito depressa, porque 160 milhões de pessoas podem activá-la hoje”, disse o presidente executivo da empresa, Steve Jobs, referindo-se à grande base de utilizadores da loja iTunes.

Privacidade

“A privacidade é super simples de configurar”, acrescentou ainda Jobs, sem querer deixar de fora uma preocupação muito comum neste tipo de funcionalidades. O utilizador poderá decidir quem segue a sua actividade no iTunes, ou simplesmente permitir que qualquer pessoa o faça.

Os utilizadores podem partilhar os concertos a que vão, as músicas que compram ou simplesmente aquelas de que gostam, comentar nas actualizações dos perfis de outros utilizadores e ainda seguir a actividade de artistas.

Já são frequentes na Web os sites que funcionam de forma semelhante a este Ping e que permitem seguir os gostos musicais dos outros utilizadores.

A empresa apresentou também uma linha renovada dos leitores de música iPod e uma nova Apple TV, que permite ver numa televisão conteúdos da Web (como vídeos do YouTube) e do iTunes. Funcionalidades como o aluguer de filmes, porém, não estão disponíveis no mercado português.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION