Carlos Silvino: 18 anos de prisão efectiva


Carlos Silvino foi condenado a uma pena única de 18 anos de prisão efectiva. O colectivo de juízes liderado por Ana Peres entendeu que ficaram provados dezenas de crimes no âmbito do processo Casa Pia, cuja leitura do acórdão está a acontecer hoje no Campus da Justiça.

O ex-motorista da Casa Pia foi pronunciado inicialmente por mais de 600 crimes sexuais, mas o Ministério Público deu como provados 167, na maioria de abuso sexual.

A Carlos Silvino são atribuídos vários abusos de menores, na garagem da Casa Pia, em colónias de férias e no “barracão” onde o arguido vivia, entre outros locais. O tribunal deu também como provado que Silvino abusou dos três menores que o acusam no processo apenso, entre os quais "Joel", cujas queixas motivaram a abertura da investigação.

O tribunal considerou como provados actos sexuais praticados por Carlos Silvino, Manuel Abrantes, Jorge Ritto e Carlos Cruz, Ferreira Diniz e Hugo Marçal com menores da Casa Pia. Os juízes deram também como provado que Gertrudes Nunes tinha conhecimento de que a sua casa de Elvas era utilizada para a prática dos abusos – num total de pelo menos 19 crimes.

O julgamento termina hoje após cinco anos e dez meses.



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION