Celebrar o Outono em Serralves


Tem lugar amanhã, na Fundação de Serralves, no Porto, das 10 às 19 horas, a segunda edição da “Festa do Outono”, evento que tem como público-alvo as famílias. As propostas de actividades são múltiplas e direccionadas para todas as idades, com entrada gratuita.

O pretexto da festa é a celebração da nova estação e, com isso, atrair ao espaço de Serralves o maior número de visitantes.

Teatro de marionetas, música, literatura infantil, exposição de fotografia, oficinas de bonecos, cozinhar com forno solar e contacto com os animais da quinta são algumas das muitas actividades previstas e que em algumas das quais o público pode participar.

Uma coisa é certa, todos os eventos foram programados a pensar em qualquer tipo de público, do avô ao neto. ?Não quisemos proporcionar acções destinadas apenas aos mais novos, em que os adultos fossem meros acompanhantes. Todas as hipóteses de actividades estão acessíveis a todos os gostos e a todas as idades. Esta foi e é a nossa meta?, afirmou, ao ?Jornal de Notícias?, Elisabete Alves, coordenadora dos Serviços Educativos da Fundação de Serralves (ver entrevista nesta página).

A responsável referiu, a título de exemplo, que os visitantes terão a oportunidade de ?poder separar as espigas das barbas de milho, pintar ao ar livre ou, ainda, confeccionar e degustar alguns produtos da quinta?.

Na área da música, a aposta incide no grupo Galandum Galundaina, representante da tradição musical etnográfica das terras de Miranda e do nordeste transmontano.

O grupo dedica-se a recolher, estudar e divulgar a música tradicional daquelas regiões, sendo os elementos da banda os construtores dos seus instrumentos.

O Tambombo, grupo de percussão da Escola EB23 de Palmeira, em Braga, será, também, uma das apostas nesta área, estando prevista a realização de dois concertos.

No teatro das marionetas, destaca-se o espectáculo “João e o pé de feijão”, uma adaptação do conhecido conto dos irmãos Grimm, a levar à cena pelo grupo Partículas Elementares.

Haverá também, durante todo o dia, diversas sessões de contos, com Luís Correia Carmelo e Nuno Coelho. Estas acções decorrerão na Cabana da Quinta, junto à Feira do Livro Infantil.

Os percursos orientados e organizados pelo serviço Educativo da Fundação de Serralves integram várias rotas, como a acção “Os animais da Quinta”, em que o público poderá visitar e descobrir como vivem os animais. No pátio da quinta, realiza-se a feira de produtos biológicos.




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION