Envolva-se no corte de emissões de CO2


Começou no Reino Unido e já está em 128 países em vários continentes. Cinco amigos trouxeram a iniciativa 10:10 para Portugal. Já há centenas de adesões, entre cidadãos, empresas e escolas.

Um papel afixado na parede da cozinha, com uma espécie de checklist, é o barómetro da casa. Nele estão inscritos os valores exactos que o contador de electricidade tem de mostrar. Noutra linha, marcas assinalam o número de voos de avião feitos no ano passado e, em baixo, os de 2010. O objectivo da comparação é um só: verificar se, passados 12 meses, neste e noutros indicadores houve uma diminuição de dez por cento.

Este é o mote da campanha 10:10, lançada inicialmente no Reino Unido e que chegou a Portugal descontraidamente pela mão de cinco amigos - três médicos, uma arquitecta e um engenheiro informático - sem qualquer ligação ao meio ambientalista. Quem adere à iniciativa - cidadãos, empresas, outras entidades - promete fazer tudo para reduzir em dez por cento, num ano, a sua "pegada carbónica", isto é, as emissões de CO2 associadas ao seu comportamento ou actividade.

João Barreto, de 31 anos, soube da campanha em Fevereiro passado e resolveu tentar cumprir a checklist sugerida pela iniciativa britânica. A ele juntaram-se Ivo Pires, de 31 anos, Cristina Santos, de 25, Rosário Cano, de 27, e Joana Ribeiro, de 30. Criaram um blogue simples, com a modesta ambição de cooptar mais alguns amigos.

Não fizeram publicidade, nem alarido. E assim mesmo, em pouco tempo tinham já 60 inscrições. A adesão continuou a subir, deixando os cinco amigos de certa forma inquietos com a ideia de estarem a piratear a campanha britânica. "Chegou a tal di- mensão que resolvemos falar com os ingleses. Desafiaram-nos a ser os coordenadores da campanha em Portugal", conta Ivo Pires.




Mais em: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION