Suzanne Vega ao vivo por uma causa


Até dia 31 de Outubro, realizar-se-ão por todo o mundo dezenas de concertos de beneficência. Lisboa recebe hoje a cantora

Organizada pelo Hard Rock Café internacional, a 11.ª edição do Pinktober, iniciativa de combate ao cancro da mama, está a decorrer desde sexta-feira (dia 22) nos cafés Hard Rock um pouco por todo o mundo. Portugal acolhe um único evento, o concerto de Suzanne Vega, hoje, às 22.30. Os bilhetes (à venda no Hard Rock Lisboa) custam 20 euros, sendo que a totalidade das receitas revertem a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Um representante da Liga Portuguesa contra o Cancro declarou, sobre a iniciativa, que é "uma alternativa aos habituais donativos, na qual o público tem uma contrapartida - um espectáculo - para uma contribuição que é maior, mesmo em termos individuais, do que o habitual".

Depois da actuação de amanhã, Suzanne Vega estará em Barcelona na terça-feira (dia 26), em Madrid na quinta-feira (28) e em Praga na sexta-feira (29). Até ao fim do Pinktober 2010, a 31 de Outubro, ainda terão lugar, pelos cafés Hard Rock um pouco por todo o mundo, várias dezenas de eventos.

Célebre sobretudo pelos êxitos Luka e Tom's Diner, Suzanne Vega foi uma das principais inspirações para um ressurgimento da música folk no feminino durante a década de 80. A par de Melissa Etheridge, Tracy Chapman ou Michelle Shocked, Suzanne Vega integrou um movimento de "cantautoras" de guitarra acústica em punho, com temas inspirados, no seu caso, no quotidiano da cidade de Nova Iorque.

Não surge por acaso a referência ao currículo da cantora, pois é em contexto de revisitação aos seus temas "clássicos" que se apresenta nestes concertos. Após um par de álbuns num registo mais próximo das electrónicas, Suzanne Vega regressou a um registo acústico em Songs in Red and Gray. E é esse mesmo estilo acústico e pessoal que apresentará hoje em Lisboa.

Pela quarta vez, Melissa Etheridge foi escolhida como embaixadora do Pinktober. Desde o começo desta edição, já passaram pelo Pinktober nomes como Margaret Cho, Greg Barnill & Marlee Scott, os Dead Kennedys e Kenny Olson.



Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION