Estradas ‘verdes’ nos EUA
Os Estados Unidos acabam de dar um salto gigante na promoção de energias renováveis ao dar luz verde para a construção da maior central de energia solar do Mundo no deserto de Mojave, na Califórnia. Os EUA querem ir ainda mais longe na liderança deste tipo de energia e vão investir na criação de painéis solares para substituir a pavimentação de algumas estradas do país.
O Departamento de Transportes dos EUA atribuiu cerca de 75 mil euros à empresa Solar Roadways para desenhar e construir painéis solares super-resistentes, que serão usados como pavimento.
Um quilómetro de uma hipotética rodovia solar de pista dupla produziria energia suficiente para abastecer uma cidade de 5000 habitantes – 3 milhões de quilowatts--hora (kWh) por ano. Com uma média de incidência solar de 4 horas por dia, cada um desses painéis seria capaz de produzir cerca de 7,6 kWh diariamente. Esta energia poderia ser enviada para a rede eléctrica ou armazenada em capacitores nas estradas, que permitiriam a recarga de veículos eléctricos.
Com luzes LED embutidas, os painéis vão funcionar como um sistema inteligente para indicar as faixas de sinalização e até alertar para o que o condutor pode encontrar à frente – se há obras ou curvas acentuadas e também as condições da estrada. Além disso, em lugares onde neva, a própria via poderia aquecer e derreter o gelo. As estradas, auto-estradas e estacionamentos ao ar livre representam mais de 100 mil quilómetros quadrados de superfície nos Estados Unidos.
Fonte: CM
O Departamento de Transportes dos EUA atribuiu cerca de 75 mil euros à empresa Solar Roadways para desenhar e construir painéis solares super-resistentes, que serão usados como pavimento.
Um quilómetro de uma hipotética rodovia solar de pista dupla produziria energia suficiente para abastecer uma cidade de 5000 habitantes – 3 milhões de quilowatts--hora (kWh) por ano. Com uma média de incidência solar de 4 horas por dia, cada um desses painéis seria capaz de produzir cerca de 7,6 kWh diariamente. Esta energia poderia ser enviada para a rede eléctrica ou armazenada em capacitores nas estradas, que permitiriam a recarga de veículos eléctricos.
Com luzes LED embutidas, os painéis vão funcionar como um sistema inteligente para indicar as faixas de sinalização e até alertar para o que o condutor pode encontrar à frente – se há obras ou curvas acentuadas e também as condições da estrada. Além disso, em lugares onde neva, a própria via poderia aquecer e derreter o gelo. As estradas, auto-estradas e estacionamentos ao ar livre representam mais de 100 mil quilómetros quadrados de superfície nos Estados Unidos.
Fonte: CM