Irlanda desce valor do ordenado mínimo


Primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, apresentou hoje detalhes do plano de austeridade a quatro anos, que prevê poupanças de 15 mil milhões de euros. O objectivo é reduzir o défice para três por cento do PIB.

Dos 15 mil milhões em causa, e que fazem parte de um novo pacote de austeridade (a Irlanda foi o primeiro país do euro a avançar com medidas de contenção de despesas), o Governo pretende que dez mil milhões sejam conseguidos através da redução dos custos, e cinco mil milhões via aumento das receitas. Para chegar a esses objectivos pretende-se avançar com medidas como a redução do salário mínimo em um euro por hora, passando o valor a ser de 7,65 euros, e o corte, não especificado, de 24.750 postos de trabalho na função pública, segundo avançou a BBC. A área social deverá ter um corte de 2,8 mil milhões de euros, equivalente a um quinto do total.

Ao mesmo tempo, está planeado uma subida do IVA, faseada, que será de 22 por cento em 2013 e de 24 por cento em 2014, e um novo imposto sobre a propriedade. Mudanças nos impostos sobre o rendimento deverão permitir um encaixe adicional de 1,9 mil milhões de euros. Já a taxa de IRC mantém-se nos 12,5 por cento.

A Irlanda, que está a discutir com Bruxelas e com o FMI um apoio da ordem dos 85 mil milhões de euros, em grande parte para tentar solucionar o problema do sistema financeiro do seu país, espera que em 2011 haja já um corte de seis mil milhões de euros nas despesas do Estado.




Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION