Avião aeroespacial aterrou hoje
Ao fim de sete meses em órbita à volta da Terra, o X-37B aterrou hoje na Califórnia, na base de Vandenberg da Força Aérea, às 09h16. O avião aeroespacial do exército norte-americano esteve numa missão de teste, mas o objectivo do aparelho é desconhecido.
O X-37B tem nove metros de comprimento e 4,5 metros de envergadura (os vaivéns da NASA têm 56 metros de comprimento e 8,7 metros de diâmetro) e não é pilotado por ninguém. A nave foi lançada num foguetão, dia 22 de Abril, a partir da estação espacial Cape Canaveral que fica na Florida.
“Estamos muito contentes que o programa tenha completado todos os objectivos em órbita durante a primeira missão”, disse citado pela BBC News o tenente-coronel Troy Giese, coordenador do projecto. Segundo a Força Aérea o aparelho vai voltar ao espaço durante a Primavera de 2011.
Projecto secreto
O projecto desta nave começou por pertencer à NASA, só depois é que passou para a mão da Força Aérea. Sabe-se que o veículo custou centenas de milhões de dólares, mas o valor exacto é desconhecido.
A missão testou a capacidade de navegação, controlo, protecção térmica, a capacidade de operações autónomas em órbita, a entrada na atmosfera e a aterragem do avião. O X-37B pode colocar no espaço painéis solares que dão energia eléctrica ao aparelho durante a órbita. Desconhece-se se o aparelho levava carga ou não.
O secretismo que envolve o projecto tem levado muitos a questionar se existe um objectivo militar para o aparelho. Em Abril, a Força Aérea esclareceu que este veículo vai simplesmente ajudar as missões militares que decorrem no espaço.
Outros comentadores estão preocupados se o veículo poderá servir para inspeccionar os satélites militares utilizados por outros países. Segundo a BBC News, vários observadores de satélites amadores disseram que viram o X-37B a mudar de rota orbital várias vezes, o que pode indicar uma função de espionagem.
Fonte: Público
O X-37B tem nove metros de comprimento e 4,5 metros de envergadura (os vaivéns da NASA têm 56 metros de comprimento e 8,7 metros de diâmetro) e não é pilotado por ninguém. A nave foi lançada num foguetão, dia 22 de Abril, a partir da estação espacial Cape Canaveral que fica na Florida.
“Estamos muito contentes que o programa tenha completado todos os objectivos em órbita durante a primeira missão”, disse citado pela BBC News o tenente-coronel Troy Giese, coordenador do projecto. Segundo a Força Aérea o aparelho vai voltar ao espaço durante a Primavera de 2011.
Projecto secreto
O projecto desta nave começou por pertencer à NASA, só depois é que passou para a mão da Força Aérea. Sabe-se que o veículo custou centenas de milhões de dólares, mas o valor exacto é desconhecido.
A missão testou a capacidade de navegação, controlo, protecção térmica, a capacidade de operações autónomas em órbita, a entrada na atmosfera e a aterragem do avião. O X-37B pode colocar no espaço painéis solares que dão energia eléctrica ao aparelho durante a órbita. Desconhece-se se o aparelho levava carga ou não.
O secretismo que envolve o projecto tem levado muitos a questionar se existe um objectivo militar para o aparelho. Em Abril, a Força Aérea esclareceu que este veículo vai simplesmente ajudar as missões militares que decorrem no espaço.
Outros comentadores estão preocupados se o veículo poderá servir para inspeccionar os satélites militares utilizados por outros países. Segundo a BBC News, vários observadores de satélites amadores disseram que viram o X-37B a mudar de rota orbital várias vezes, o que pode indicar uma função de espionagem.
Fonte: Público