José Couceiro director-geral do Sporting


José Couceiro é o novo director-geral do futebol do Sporting, assumindo funções a partir de 1 de Janeiro, revela o clube leonino em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O antigo seleccionador da Lituânia vai "assumir a responsabilidade da gestão de toda a estrutura do futebol da sociedade, assegurando a coordenação do futebol profissional e do futebol de formação, reportando ao conselho de administração", pode ler-se no comunicado.

Isto quer dizer que Costinha, director para o futebol, vai ficar abaixo no no novo organigrama.

“Não sai ninguém”, diz fonte do Sporting. “É apenas um reforço da estrutura do futebol. Não sendo administrador, ficará com esse cargo e fará a ponte para o conselho de administração”.

Couceiro, de 48 anos, regressa a um lugar que já ocupou em 1998, tendo sido, na altura responsável, pela contratação de Carlos Manuel.

Sobrinho-neto de Peyroteo, antiga glória do Sporting, José Peyroteo Couceiro já desempenhou cargos muitos diferentes no futebol. Além de ter sido dirigente no clube de Alvalade e do Alverca, onde começou por ser administrador da SAD, foi também presidente do Sindicato de Jogadores de Futebol.

Depois das experiências no dirigismo, dedicou-se à carreira de treinador de futebol, iniciada no Alverca, em 2002-03.

Em 2004-05, mudou-se para Setúbal, onde lançou as bases de uma equipa que viria a vencer a Taça de Portugal, já sem Couceiro ao comando, entretanto contratado pelo FC Porto a meio da época.

Couceiro, aliás, vai reencontrar no Sporting jogadores que orientou no FC Porto: Costinha (director do futebol), Nuno Valente (treinador-adjunto) e Maniche (jogador).

No final da época de 2004-05, Couceiro deixou o FC Porto, passando depois pelo Belenenses e, mais tarde, pela selecção portuguesa de sub-21. Em 2008 orientou, em simultâneo, o Kaunas e a selecção da Lituânia – no ano a seguir foi para a Turquia onde orientou o Gaziantepspor, mantendo-se na mesma à frente dos destinos da selecção da Lituânia.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION