Lady Gaga trouxe 34 camiões


É hoje, sexta-feira, que a mais mediática e extravagante cantora do Mundo actua em Lisboa. Se o Pavilhão Atlântico esgotar, Lady Gaga será recebida por 18.500 pessoas, a partir das 21 horas. Com ela está uma produção nunca vista em concertos naquele espaço.

Dantes, era difícil olhar para cantoras como Grace Jones, Cyndi Lauper ou Björk sem se sentir estranheza, fosse pela ousadia na atitude, fosse até pela novidade dos trapos usados. Agora, numa altura em que pensamos já ter visto de tudo, até as mentes mais abertas ficam surpreendidas com a cantora que hoje actua em Portugal: Lady Gaga, 24 anos, um fenómeno que mede pouco mais de metro e meio.

A cantora nova-iorquina desloca-se a Lisboa entre dois concertos no país vizinho e talvez seja esse o motivo que a leva a não pernoitar em Portugal. Não foi possível saber que pedidos esquisitos fez para o camarim, mas é certo que a produção que arrasta consigo é gigantesca, quase como se o espectáculo fosse num estádio de futebol. Apenas comparável à máquina que Madonna levou ao Atlântico, em 2004, mas maior: para transportar cenários e vestuário, foram precisos 34 camiões TIR. O pavilhão nunca recebeu semelhante frota para um espectáculo de música.

Lady Gaga quis uma sala só para o guarda-roupa, fechada a cadeado e com um segurança à porta. Grande responsabilidade será a desse homem, pois, goste-se ou não da moça, tudo o que está associado ao seu nome vale milhões. Muitos desses fatos, cabeleiras e outros adereços foram concebidos por ela. Outros, certamente a maioria, por designers da mais alta costura. Estão a ver os complicados sapatos marca Alexander McQueen que calça no vídeo de "Bad romance"?

Bilhetes mais caros

Com bilhetes à venda desde Maio e mais caros do que o habitual - entre 50 e 85 euros -, o concerto ainda não estava esgotado a meio da tarde de ontem, mas a produtora Ritmos & Blues prevê sala completa. A lotação para este espectáculo é de 18.500 lugares. A primeira parte é assegurada pela banda Semi Precious Weapons.

Descendente de italianos e registada com o nome Stefani Joanne Angelina Germanotta, a artista é de um arrojo impressionante. Os fatos e o calçado que usa são autênticas obras de arte e casos houve em que geraram polémica, como sucedeu com a vestimenta feita de carne crua que levou à entrega de prémios da MTV. E tão depressa se veste de sapos Cocas como aparece quase nua, ou se exibe dentro de complicados modelos que nos remetem para cenas espaciais.

Mas a rapariga sempre foi excêntrica, apesar de em miúda ter estudado numa escola pertencente à Igreja Católica, onde já era olhada de esguelha pelas colegas. E inteligente, também. Aprendeu a tocar piano aos quatro anos, de ouvido. Aos 13, compunha a sua primeira balada e pouco depois cantava em tudo o que era bar de Nova Iorque.

Em palco, não é apenas uma cantora. Embora cada novo tema possa soar a mais do mesmo, Lady Gaga tem voz e completa cada espectáculo com uma elevada dose de teatralidade e dança, como sucede nos videoclips. Sempre a inovar, a artista afirma ter subido a pulso. No programa de Oprah Winfrey, aparentava um ar cândido e aconselhava os fãs a manter uma relação sólida com os pais. E curvou-se perante Isabel II de Inglaterra.

O sucesso da sua carreira faz, naturalmente, despertar o interesse de outros mercados que não o discográfico. Ainda há pouco, o Museu Madame Tussauds deu a conhecer oito estátuas de cera em sua homenagem. A fasquia continua elevada. Resta saber até quando irá o estado de graça de Gaga.



Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION