Lenda de R&B morre aos 54 anos


A cantora e célebre compositora de r&b, Teena Marie, foi encontrada morta pela filha, este domingo, aos 54 anos, na sua casa na Califórnia, segundo informações adiantadas pelo diário CNN.

A causa da morte é, ainda, desconhecida e os porta-vozes da cantora recusam-se a fazer comentários sobre o sucedido. No entanto, supõe-se que a cantora tenha falecido durante o sono por motivos de ordem natural, como afirmaram as autoridades locais.

O publicitário e amigo da artista, Lynn Jeter, disse que Teena sofreu uma grande convulsão há cerca de um mês.

"Felizmente, alguém estava lá", disse Jeter. "A ambulância encaminhou-a para o hospital mas, no caminho, ela teve outro ataque", acrescentou.

A cantora, natural de Santa Monica, California, e cujo nome verdadeiro é Mary Brockert, foi uma das raras artistas brancas que fez sucesso entre a música negra dos Estados Unidos da América.

Afilhada do cantor de funk, Rick James, foi contratada, pela primeira vez, pela empresa Motown Records, em 1975, e lançou o seu primeiro álbum quatro anos depois. O disco, que foi quase todo escrito por James, levou fãs a acreditar que Teena era negra.

"A influência duradoura da carreira de Teena, a inspiração pioneira, só foi possível graças à sua brilhante música, carisma e paixão de alta energia que estabeleceu para as futuras gerações de r&b, hip-hop e soul", disse Gene Rumsey, director-chefe da empresa Concord Music Group.

"Sentimo-nos muito felizes por termos trabalhado com uma visionária que mudou a música de forma indelével", concluiu.

Teena, que ficou conhecida pelos hits dos anos 80 "Lovergirl" e "Ooo la la la". Lançou 13 álbuns, terminando a sua lista de sucessos com "Conga square", em 2009. Neste último trabalho, prestou tributo a artistas como Sarah Baughan e Billie Holiday.

Do seu conceituado repertório, destaca-se, ainda, a canção "Amor Português" onde a cantora relata uma noite de amor, à beira-mar, na margem sul de Portugal.




Fonte: JN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION