Pinóquio volta por Guillermo Del Toro


O boneco de madeira que sempre quis ser um menino de carne e osso vai ganhar outra vez vida no cinema, agora numa versão mais sombria em 3D e pelas mãos do mexicano Guillermo del Toro.

O filme, que usará técnicas de animação em stop-motion e 3D, é baseado num livro de ilustrações publicado em 2002 por Gris Grimly, que também participará no projecto, produzido pela Pathé e a The Jim Henson Company. Nick Cave ficará responsável pela música.

O realizador explicou ao site Deadline que a sua versão vai estar mais próxima da original de Carlo Collodi do que do conto de fadas de 1940 da Disney mas por desejar realizar um filme mais sombrio a audiência terá que ter mais de 10 anos.

"Tem que haver sempre alguma escuridão nos contos de fadas para crianças", disse o realizador, acrescentando que quer fazer um Pinóquio mais audaz. Para isso recuperará pormenores na história de Collodi que não foram reproduzidos ainda em nenhuma versão e avança já planos: a fada madrinha, por exemplo, não será uma senhora simpática mas sim um fantasma de uma criança morta. "Vai ser um bocadinho obscuro e macabro mas toda a gente gosta de um bom susto", comentou o realizador.

Nick Cave foi uma escolha óbvia para o projecto: "Para mim o mais importante foi encontrar uma grande voz porque parte do filme é a música que o faz."

O clássico "As aventuras de Pinóquio" foi criado pelo italiano Carlo Collodi, em 1883. Em 1940, a Walt Disney produziu uma das mais famosas versões no cinema. Também Francis Ford Coppola tentou produzir uma versão real do filme, em inícios dos anos 1990, mas acabaria por se envolver num processo judicial com a Warner e nunca acabou o filme. Roberto Benigni produziu e interpretou a mais recente versão, em 2002.

A produção do filme deverá começar ainda este ano.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION