Vaivém Discovery aterrou pela última vez


O Vaivém Discovery aterrou hoje na base espacial Kennedy na Florida. A aterragem aconteceu às 16h58 (hora de Lisboa). O vaivém completou a sua 39.ª e última missão.


“Grande trabalho. Foi uma óptima aterragem”, disse Josh Byerly, a partir de Houston para o vaivém, depois de este ter passado 12 dias e 19 horas no espaço. O comandante da missão agradeceu. “Quero agradecer a toda a equipa [na base]. Foi uma grande missão”, disse Steven Lindsey.

O vaivém viajou até à Estação Espacial Internacional (ISS), levou o último módulo norte-americano que já está ligado à estação e o robô humanóide Robonaut-2. A tripulação de seis elementos contava também com o piloto Eric Boe, e os especialistas Nicole Stott, Alvin Drew, Michael Barratt e Stephen Bowen.

“À nave que liderou o caminho, uma e outra vez, dizemos adeus, Discovery”, disse o comentador da NASA. O Discovery vai ser desactivado de seguida, prevê-se que vá ficar em exposição no museu do Espaço e do Ar que pertence ao Smithsonian Institution. A NASA ainda vai realizar mais duas missões com a frota dos vaivéns. O Endeavour e o Atlantis vão viajar até à ISS em Abril e em Junho.

A NASA vai ficar agora dependente das naves russas Soyuz para levarem os astronautas norte-americanos até à ISS.



Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION