Grécia arrisca saída do euro


“O cenário de saída da Grécia do euro está, agora, em cima da mesa”, admite a comissária europeia grega Maria Damanaki, dizendo que a “maior conquista” do país no pós-guerra e depois da entrada na União Europeia (UE) “está em perigo” se Atenas não aplicar as medidas adicionais de austeridade.

Um dia depois de parte da oposição grega ter rejeitado o novo plano de austeridade que Atenas terá de cumprir para receber a quinta fatia do empréstimo acordado com a UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI), a comissária europeia responsável pelas Pescas avisa que a Grécia corre o risco de sair da zona euro se não aplicar o novo programa de austeridade.

Numa declaração em grego publicada na sua página de Internet, citada pela agência AFP, Damanaki diz que a Grécia se encontra perante um dilema: “Ou estamos de acordo com os nossos credores [UE e FMI] sobre um programa com grandes sacrifícios que implica resultados, tomando responsabilidades para com o nosso passado, ou retomamos ao dracma [antiga moeda grega]”.

A posição de vários responsáveis europeus nas últimas semanas tem sido a de afastar o cenário de saída da Grécia da zona euro, centrando as atenções nos esforços que o Governo socialista de George Papandreou terá de fazer para cumprir a meta de 7,5 por cento do défice para este ano (cuja previsão a própria Comissão Europeia reviu este mês em alta, para 9,5 por cento).

Para o país receber mais uma tranche do empréstimo total de 110 mil milhões de euros acordado com as instituições internacionais em Maio do ano passado, terá de implementar medidas de austeridade adicionais. Mas o novo plano de austeridade que saiu da avaliação intermédia da missão externa sobre o programa de ajustamento foi ontem chumbado pelo maior partido da oposição, a Nova Democracia, e ainda pelo Partido Comunista e pelo Syrisa, de esquerda.

Link

Fonte: Público

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION