10-13.06.2011 - Wave Gotik-Treffen 2011 - Leipzig, Alemanha
--- Wave Gotik-Treffen 2011 ---
Leipzig, Alemanha
10-13.06.2011
Fotografia: Miguel Silva
Texto: Catarina Ruivo
Mais fotos AQUI
Há vinte anos duas pessoas em Leipzig tiveram uma ideia inusitada: criar um festival de música alternativa diferente, uma reunião informal de amigos, para conversar, comemorar e ouvir música. Quando, em 1992, o primeiro Wave Gotik-Treffen teve lugar em Leipzig, com cerca de 2.000 visitantes e apenas um punhado de bandas, era improvável que alguém imaginasse que em poucos anos o WGT se tornaria o maior encontro dentro do movimento Gótico, com pessoas de todo o mundo e espalhando-se por Leipzig inteira.
Entre os dias 9 e 13 de Junho, vinte mil pessoas reuniram-se novamente para comemorar o vigésimo aniversário do Wave Gotik-Treffen. Por toda a cidade havia centenas de bandas, projectos e artistas únicos, que abrangeram toda uma ampla gama de música gótica: do Electro-Pop ao Goth-Metal, do EBM ao Neofolk, da Música Medieval à Industrial. Os concertos e eventos realizaram-se em mais de 30 locais espalhados por todo a cidade de Leipzig, desde as catacumbas do Moritzbastei, ao Panteão (o ex-Volkspalast) e ao ar livre no Parkbühne, bem como em grandes salas de concerto. Os concertos foram bastante diversificados, incluindo alguns de música clássica, assim como uma noite de ballet acompanhado por coros interpretando Mozart e Richard Strauss, na Leipzig Opera House.
Durante os 4 dias do festival, para além dos concertos de música, tiveram lugar inúmeras outras actividades alternativas. O WGT ofereceu leitura, teatro e performances cinematográficas. Um dos cafés mais bonitos de Leipzig, com um interior histórico, tinha diariamente uma refeição opulenta acompanhada por música de câmara ao vivo. Pessoas com roupas históricas reuniram-se no parque para um Piquenique Vitoriano. Durante quatro dias, um grande salão, situado na Messepark Agra, ao lado do local onde ocorreram alguns dos concertos mais importantes, foi transformado no maior mercado Gótico do mundo. DJs de inúmeros clubes mundiais convidaram os participantes do WGT a dançar até ao amanhecer. A entrada para o Museu de Arte, com a sua importante colecção de pintura, artes gráficas e escultura foi novamente gratuita para os participantes do WGT.
O WGT é uma experiência muito interessante, uma vez que não é um festival que leva as pessoas para um local remoto no meio do nada. Pelo contrário, este envolve uma cidade inteira, sendo necessário, pois, um pouco de planeamento para as deslocações, já que os locais podem ser muito distantes uns dos outros. Felizmente todos os transportes públicos durante o Festival são gratuitos, tendo o WGT a sua própria linha de eléctrico, a linha “Negra”.
No próximo ano gente de todo o planeta voltará a reunir-se em Leipzig para o maior festival gótico do mundo. Até lá!...