Festival de BD da Amadora



O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começa no dia 21 e decorre até 6 de Novembro. Apesar das fortes restrições orçamentais, o essencial da programação, que este ano aposta no humor, não foi afectado.

O Fórum Luís de Camões, na Brandoa, acolhe novamente o festival, cujo programa foi apresentado, esta quinta-feira.

"Este ano o orçamento que tivemos foi de 275 mil euros. Temos menos um terço de verbas do que no ano passado", disse o director Nelson Dona, sublinhando que, ainda assim, a realização da iniciativa, uma das mais relevantes na área da BD em Portugal, continua a ser uma "opção estratégica" da Câmara Municipal da Amadora.

O tema deste ano é o humor e segundo o responsável são vários os factores que o explicam. Um deles tem a ver com o centenário da criação da Sociedade de Humoristas Portugueses, criada em 1911, cujos autores defendiam uma ruptura com a escola da caricatura oitocentista e queriam atribuir, "de uma forma vanguardista, um papel social diferente ao humor".

Outra das justificações para a escolha do tema tem a ver com a actualidade. "É tentar encontrar uma atitude positiva em tempos de crises orçamentais e tão difíceis para os portugueses", disse o director do festival à Lusa.

O festival Amadora BD associa-se aos 60 anos da criação dos "Peanuts", obra de Charles Schulz, protagonizada por Charlie Brown e Snoopy, com uma exposição que incluirá alguns inéditos do autor norte-americano.



Fonte: JN

POSTED BY Whisper
POSTED IN ,
DISCUSSION