Coroner e Disaffected encerram o cartaz de Vagos Open Air


Coroner e Disaffected são as derradeiras confirmações no cartaz do Vagos Open Air, a decorrer nos dias 3 e 4 de agosto, na Lagoa de Calvão, em Vagos.

Os suíços Coroner são, sem dúvida, um dos coletivos mais injustamente ignorados da sua geração e de todo o movimento thrash metal europeu dos anos 80. Maioritariamente conhecido e venerado entre a legião de fanáticos das franjas mais experimentais da música extrema, o trio formado pelo guitarrista Tommy Vetterli, pelo baterista Marky Edelmann e pelo baixista/vocalista Ron Broder revelou desde cedo uma personalidade muito própria e a sua música acabou por ir muito para além do género a que são habitualmente associados.

Lançando cinco álbuns e duas compilações no período compreendido entre 1987 e 1996 – do speed/thrash técnico ainda em estado embrionário de “R.I.P.” à complexidade de “Punishment for Decadence”, passando pelo assombro de técnica que caracterizou “No More Color” ou “Mental Vortex”, e culminando na atitude mais descontraída de “Grin” – os Coroner estiveram permanentemente em mutação até se separarem já a meio da década de 90.

Sinónimo de técnica irrepreensível, criatividade, força bruta e de uma tendência inata para a inovação, decidiram voltar à vida depois de um hiato de 16 anos e foram recebidos por plateias rendidas à sua abordagem cerebral ao peso em festivais de renome como o Maryland Deathfest, o Bloodstock Open Air e o Hellfest.

Os Disaffected são, por seu lado, uma das faces mais conhecidas e respeitadas do metal técnico em solo nacional. Com raízes no boom underground da década de 90, o coletivo lisboeta foi pioneiro na abordagem complexa e progressiva à música pesada e, apesar de ter estado parado durante quase dez anos, conseguiu manter-se como a referência a ter em conta neste espectro, ao lado dos Thormenthor. Uma espécie de super-projeto da fervilhante cena da linha de Sintra dos anos 90 – a banda contou e conta com elementos e ex-elementos dos Sacred Sin, Decayed e Exiled na sua formação – gravaram apenas um álbum durante a primeira fase da sua carreira, mas a verdade é que nunca mais ninguém se esqueceu deles.

Em 2012, o quinteto formado por José Costa, Sérgio Paulo, António Gião, Octávio Custódio e Rodrigo Domingues está finalmente de regresso com um segundo álbum, 17 anos após a edição de “Vast”, que se mantém como um clássico incontornável do underground português dos anos 90. “Rebirth” chega aos escaparates com selo de aprovação da independente germânica Massacre e foi gravado nos estúdios The Pentagon, com a banda a dividir os créditos de produção com Fernando Matias.

Estes nomes juntam-se aos anteriormente confirmados At The Gates, Eluveitie, Chthonic, Arch Enemy, Overkill, Enslaved, Arcturus, Textures, Northland, Twisted Sisters e Mindlock.

Os bilhetes para o festival, já à venda nos locais habituais, custam entre €30 (bilhete diário) e €50 (passe dois dias).

Confere o cartaz completo do Vagos Open Air:

3 de agosto

At the Gates
Arcturus
Enslaved
Eluveitie
Northland
Disaffected

4 de agosto

Arch Enemy
Overkill
Coroner
Textures
Chthonic
Mindlock

Fonte: Sapo Música

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION