Festa do Outono em Serralves
O Parque de Serralves acolhe actividades, para todas as idades, que reavivam antigas tradições e costumes do Outono.
A Fundação de Serralves, no Porto, organiza, hoje, a partir das 10 horas e até às 19, a Festa do Outono, de entrada gratuita, à semelhança do Serralves em Festa, com o objectivo de celebrar a nova estação e as suas tradições.
"Procuramos, sobretudo, atrair as famílias com crianças, estando o programa pensado para este tipo de público", disse fonte da fundação.
Quanto à quantidade de visitantes esperada, a mesma fonte referiu que, "sendo a primeira vez que se realiza esta iniciativa, não há ainda uma perspectiva, é uma aventura, como no início foi também o Serralves em Festa". A Festa do Outono terá música, teatro de marionetas, cinema, visitas guiadas e oficinas em família, tendo ainda uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Produtos Biológicos, com venda de compotas, ervas aromáticas e azeites.
Os visitantes vão poder construir espantalhos, lançar papagaios, participar numa desfolhada, pintar ao ar livre e muito mais.
Vendedores de castanhas estarão espalhados pelo parque com os seus assadores, podendo os visitantes trazer a sua merenda e fazer piqueniques.
Estão também previstas uma série de Oficinas em Família, a decorrer em contínuo entre as 10 e as 18 horas, nomeadamente a construção do Espantalho de Serralves, uma das actividades mais destacadas do dia.
Outra oficina é a Desfolhada e Respigada, na qual os participantes vão fazer a desfolhada e separar as espigas, das barbas de milho e do folhelho e, já agora, saber para que servem.
Dos projectos musicais, destaca-se a apresentação do Grupo de Danças e Cantares do Minho do Orfeão Universitário do Porto, com o vira, a chula e o malhão, as principais danças minhotas.
Este projecto terá apresentações na Quinta de Serralves entre as 14 e as 18 horas, com a participação do grupo Tocá Rufar, que traz uma actuação ambulante, baseada na percussão tradicional portuguesa.
No Teatro de Marionetas, destaca-se o espectáculo "Volta ao Mundo, uma viagem de circo-navegação", de Raul Constante Pereira, da companhia Limite Zero.
O cinema também marca presença na Festa do Outono, nomeadamente com o filme "História de um camelo que chora", de Luigi Falorni e Byambasuren Davaa, que será projectado no Auditório de Serralves às 15 horas.
As visitas guiadas, incluem, além das visitas ao Museu e Parque, a actividade "Descoberta dos habitats da Quinta", onde os participantes, munidos de pequenas caixas, lupas e pinças, vão descobrir o que vive no solo, nas árvores e na água do Parque de Serralves.
Fonte: JN