TAP: efeitos negativos da greve
A transportadora aérea TAP admite que a greve dos pilotos está hoje, sexta-feira, a prejudicar mais passageiros e garante que vai arranjar uma solução para as cerca de mil pessoas que passaram a noite no Aeroporto de Lisboa.
De acordo com António Monteiro, porta-voz da empresa, "a situação está hoje mais complicada", uma vez que existiram alguns problemas, principalmente com voos para Luanda e São Paulo.
"Esses voos eram para ser feitos por outras companhias fretadas pela TAP, que, à última hora, não puderam operar, tendo esses voos sido cancelados", explicou, salientando que, "dada a hora tardia, não foi possível resolver a situação no imediato, tendo os cerca de mil passageiros dormido no aeroporto".
Face a queixas de alguns passageiros, António Monteiro negou que a TAP não tenha tentado arranjar hotel para os que ficaram retidos no aeroporto.
"Não havia hotéis disponíveis àquela hora, mas não quer dizer que não tenhamos tentado. Garanto que estamos a fazer tudo o que é possível para encontrar uma solução para os passageiros e contamos que os voos de São Paulo e Luanda se realizem ainda hoje de manhã", realçou.
22 mil pessoas com voo marcado
António Monteiro garantiu também que a TAP vai encontrar solução para os cerca de 22 mil passageiros com reservas para hoje.
Segundo o porta-voz da TAP, foram cancelados 30 voos até cerca das 09:15h. Às 12.00h este número subiu para 48 voos. No entanto, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) diz que foram cancelados "cerca de 50 voos".
"Até às 11: 30h estavam oito pilotos a voar, do total dos 812 que tem a TAP", afirma o SPAC em comunicado, acrescentando que "os serviços mínimos foram assegurados".
Alguns passageiros queixaram-se de terem hoje comprado bilhetes para voos que entretanto foram cancelados.
António Monteiro salientou que a TAP continua a vender bilhetes para os voos de hoje, porque "só à hora do voo é que se sabe se a tripulação aparece e se o voo se realiza ou não".
Outros clientes acusaram a TAP de tentar passar uma imagem de normalidade, por nos painéis de informação não estarem referidos os voos cancelados.
António Monteiro explicou que os dados nos quadros de informação do aeroporto "estavam a causar muita confusão, porque aparecia indicação de voos cancelados quando de facto se conseguia a sua realização por outras companhias".
Passageiros devem ligar para o call-center
A TAP duplicou o número de funcionários no call-center e recomenda aos viajantes que telefonem antes de seguirem para o aeroporto, de modo a tomarem conhecimento de possíveis alterações nos seus voos.
"O call-center foi reforçado e tem hoje o dobro do número habitual de pessoas atingindo as 60", referiu António Monteiro.
"Os passageiros devem ligar para o call-center antes de se deslocarem para o aeroporto", acrescentou. O número é o 707205700.
Os pilotos da TAP iniciaram, quinta-feira, uma greve de dois dias, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), devido ao "impasse" no processo de revisão do Acordo de Empresa e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da transportadora, Fernando Pinto.
O sindicato diz que "aceita o diálogo" proposto pela TAP, "desde que a administração altere a sua postura e tenha um pouco mais de respeito pelos seus interlocutores".
Fonte: JN