Um clássico de eleição


Num fim-de-semana de emoções fortes, há um clássico para jogar hoje, sábado, antes de acto eleitoral de amanhã, domingo. No Dragão, F. C. Porto e Sporting defrontam-se, em busca de uma vitória que lhes permita ganhar algum terreno na Liga.


Longe do primeiro lugar, dragões e leões entram no jogo de hoje com a missão de vencer, para se manterem por perto do topo da tabela. Mesmo que Paulo Bento tenha dito ontem que os campeonatos nunca se decidem à sexta jornada, o cenário de uma derrota, que pode deixar qualquer uma das equipas a seis pontos do Benfica no final desta ronda, será sempre muito negativo. Para o F.C. Porto, porque tal significaria o terceiro desaire seguido, depois de ter perdido com Chelsea e Braga; para o Sporting, porque faria regressar a Alvalade um panorama de crise que foi evidente no início da época, entretanto dissipado com as quatro vitórias consecutivas alcançadas nas últimas semanas.


Na antevisão do clássico, que antecede outro compromisso importante na Champions, diante do Atlético de Madrid, Jesualdo Ferreira pediu mais atitude à equipa portista, em comparação com o jogo de Braga. O treinador do tetracampeão nacional não gostou de ter visto posto em causa um trabalho que lhe valeu três títulos em três anos, apenas por causa de uma derrota, mas a verdade é que foi o próprio a dizer que a exibição realizada no Minho lhe provocou vergonha...


De resto, a semana não foi fácil para Jesualdo, que em quatro dias perdeu dois jogadores importantes no ataque devido a lesão (Varela sofreu uma rotura muscular na segunda-feira e Rodríguez parou ontem, devido a um estiramento do ligamento lateral interno do joelho esquerdo), restando Mariano como opção do técnico dos dragões para completar o trio ofensivo com Falcao e Hulk.


O rendimento do brasileiro será uma das grandes fontes de interesse da partida, na sequência da performance menos boa que teve em Braga e de o treinador azul e branco ter prometido melhorias significativas do "incrível", a breve prazo. Hulk sabe o que é marcar ao Sporting, depois do grande golo que apontou em Alvalade num jogo da Taça de Portugal da época passada, mas em casa ainda não conseguiu facturar numa partida com os grandes rivais dos portistas.


No Sporting, Paulo Bento também teve uma baixa de última hora, com a lesão sofrida por Caneira no treino de ontem, que levanta dúvidas sobre o onze leonino. O regresso de Grimi às convocatórias, sete meses depois de se ter lesionado com gravidade, curiosamente também no Dragão, proporciona uma alternativa de raiz ao treinador, mas o facto de o argentino estar sem ritmo competitivo pode obrigar a uma adaptação, pouco provável, de Miguel Veloso ao lado esquerdo da defesa e a uma reorganização forçada do losango do meio-campo.


Em perspectiva, está, por isso, um jogo de grandes emoções no Dragão, esperando-se que nenhuma seja provocada pela polémica que rodeou a nomeação, pela Liga, do árbitro Duarte Gomes. No primeiro clássico desta temporada, têm a palavra jogadores e treinadores, os verdadeiros protagonistas do espectáculo...



Fonte: JN

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION