Enorme decepção em Madrid


A desilusão abateu-se hoje sobre a Praça do Oriente, no centro de Madrid, depois de pela terceira vez ter falhado uma candidatura da capital espanhola aos Jogos Olímpicos, cuja edição de 2016 foi atribuída ao Rio de Janeiro.


Uma desilusão partilhada por toda a delegação espanhola, que em Copenhaga ouviu o anúncio da votação final do Comité Olímpico Internacional (COI), favorável à cidade brasileira, que será a primeira sul-americana a receber uns Jogos Olímpicos.


A multidão que se concentrou durante todo o dia neste local próximo ao Palácio Real em Madrid começou a abandonar a zona, pouco depois de conhecida a decisão.


Numa primeira reacção aos jornalistas espanhóis, transmitida para a praça pela RTVE, a rainha Sofia felicitou o Brasil pela vitória, saudando o "excelente trabalho feito pela candidatura espanhola".


"Foi um trabalho excepcional e podemos sentir-nos orgulhosos", afirmou.


Esta foi a terceira vez que Madrid se candidatou a acolher os Jogos Olímpicos, depois de tentar organizar as edições de 1972 (Munique) e 2012 (Londres).


Praticamente de imediato começou o debate sobre se Madrid deve ou não avançar com uma terceira candidatura consecutiva, para 2020.


Barcelona é dada como exemplo, uma vez que só foi escolhida para os Jogos, em 1992, à quarta tentativa.



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION