Gasolina mais barata 10 cêntimos nos hipermercados
Os preços dos combustíveis são mais baratos cerca de dez cêntimos por litro nos postos dos hipermercados face aos valores praticados pelas quatro maiores distribuidoras a operar em Portugal, revelou hoje a Autoridade da Concorrência (AdC).
“No segundo trimestre de 2009, as quatro empresas petrolíferas a actuar em Portugal apresentaram preços semelhantes”, tendo os postos geridos por hipermercados apresentado diferenças de preços face a estas “na ordem dos 10,4 cêntimos/litro para a gasolina 95 e dos 10,1 cêntimos/litro para o gasóleo”, refere a AdC na newsletter de acompanhamento trimestral do mercado.
O presidente da AdC, Manuel Sebastião, explica que os supermercados têm um produto mais simples que o dos outros postos (que têm um complemento), situando-se os custos de distribuição no máximo entre os 10 e os 14 cêntimos. “Os custos de distribuição nos supermercados são mais baixos ao nível da instalação e da mão-de-obra”, disse.
O responsável anunciou ainda que a investigação sobre a relação entre as petrolíferas e os revendedores vai estar concluída até ao final do ano.
Sobre a alegada existência de cartel na formação dos preços dos combustíveis, Manuel Sebastião disse que “copiar preços não é uma infracção da concorrência”. Além disso, acrescentou, os principais factores do desfasamento entre as subidas - mais rápidas - dos preços - e as descidas - mais lentas - são a conversão dos preços do Brent para o Platts e o comportamento dos consumidores - que quando os preços sobem estão mais atentos aos postos mais baratos, mas quando descem são menos cuidadosos.
Manuel Sebastião esteve reunido com jornalistas para divulgar o início da publicação do novo Boletim Mensal de Estatísticas de Combustíveis Líquidos, como tinha anunciado no âmbito da política da AdC de acompanhar o mercado de forma regular.
Questionado pelos jornalistas sobre a AdC se aproximar de um gabinete de estudos, Manuel Sebastião rejeitou a ideia e deu como exemplo, entre outros, o facto de já ter concluído oito inquéritos abertos em 2004/5.
No boletim trimestral, a ADC adianta ainda que no segundo trimestre de 2009 verificou-se um aumento do preço da gasolina 95, que era de 1,241 euros/litro no final do período em análise, e do gasóleo que estava nos 0,989 euros/litro.
Sobre o mercado global dos combustíveis, a AdC refere que no segundo trimestre de 2009 e face ao trimestre homólogo de 2008, a procura mundial de petróleo continuou a diminuir, passando dos 87,7 milhões de barris por dia para os 83,1 milhões, o que é explicado fundamentalmente pela recessão económica.
Em Portugal, e de acordo com dados públicos da empresa Galp Energia, o segundo trimestre foi caracterizado por uma redução de 21 por cento das importações de petróleo.
Fonte: Público
“No segundo trimestre de 2009, as quatro empresas petrolíferas a actuar em Portugal apresentaram preços semelhantes”, tendo os postos geridos por hipermercados apresentado diferenças de preços face a estas “na ordem dos 10,4 cêntimos/litro para a gasolina 95 e dos 10,1 cêntimos/litro para o gasóleo”, refere a AdC na newsletter de acompanhamento trimestral do mercado.
O presidente da AdC, Manuel Sebastião, explica que os supermercados têm um produto mais simples que o dos outros postos (que têm um complemento), situando-se os custos de distribuição no máximo entre os 10 e os 14 cêntimos. “Os custos de distribuição nos supermercados são mais baixos ao nível da instalação e da mão-de-obra”, disse.
O responsável anunciou ainda que a investigação sobre a relação entre as petrolíferas e os revendedores vai estar concluída até ao final do ano.
Sobre a alegada existência de cartel na formação dos preços dos combustíveis, Manuel Sebastião disse que “copiar preços não é uma infracção da concorrência”. Além disso, acrescentou, os principais factores do desfasamento entre as subidas - mais rápidas - dos preços - e as descidas - mais lentas - são a conversão dos preços do Brent para o Platts e o comportamento dos consumidores - que quando os preços sobem estão mais atentos aos postos mais baratos, mas quando descem são menos cuidadosos.
Manuel Sebastião esteve reunido com jornalistas para divulgar o início da publicação do novo Boletim Mensal de Estatísticas de Combustíveis Líquidos, como tinha anunciado no âmbito da política da AdC de acompanhar o mercado de forma regular.
Questionado pelos jornalistas sobre a AdC se aproximar de um gabinete de estudos, Manuel Sebastião rejeitou a ideia e deu como exemplo, entre outros, o facto de já ter concluído oito inquéritos abertos em 2004/5.
No boletim trimestral, a ADC adianta ainda que no segundo trimestre de 2009 verificou-se um aumento do preço da gasolina 95, que era de 1,241 euros/litro no final do período em análise, e do gasóleo que estava nos 0,989 euros/litro.
Sobre o mercado global dos combustíveis, a AdC refere que no segundo trimestre de 2009 e face ao trimestre homólogo de 2008, a procura mundial de petróleo continuou a diminuir, passando dos 87,7 milhões de barris por dia para os 83,1 milhões, o que é explicado fundamentalmente pela recessão económica.
Em Portugal, e de acordo com dados públicos da empresa Galp Energia, o segundo trimestre foi caracterizado por uma redução de 21 por cento das importações de petróleo.
Fonte: Público