5 mil barris de petróleo por dia no mar


A fuga de petróleo que desde a semana passada ameaça o Golfo do México é cinco vezes pior do que o que se estimava: as fugas fruto da explosão da semana passada estão a fazer com que seja derramado no oceano o equivalente a cinco mil barris de petróleo por dia.

Já antes de se saber deste novo número, quando a fuga estava a deitar o equivalente a mil barris de petróleo no mar, especulava-se que esta poderia ser a pior maré negra da história dos EUA. Com os novos dados – foi descoberta uma terceira fuga –, este temor parece estar a concretizar-se.

A maré negra também deverá chegar mais rapidamente à costa do estado norte-americano do Lousiana do que o que se esperava até agora, o que levou o governador, Bobby Jindal, a pedir ajuda de emergência.

A maré poderá ser um desastre chegando às praias da costa do estado, e ameaçando o delta do Mississípi.

Robôs submarinos tentavam reparar a fuga a 1500 metros de profundidade mas o procedimento não estava a ter sucesso. Já começaram a ser feitos incêndios controlados do petróleo, mas ainda assim com os ventos e correntes a maré negra poderá chegar à costa já amanhã.



Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN , ,
DISCUSSION