Custos da dívida voltam a aumentar


As taxas de juro cobradas nos mercados financeiros pela compra de dívida pública portuguesa subiu hoje 19 pontos-base (0,19 por cento), fazendo disparar para 151 pontos base a margem sobre os juros cobrados à dívida do Estado alemão – que são os mais baixos da Europa.

Os juros dos seguros contra o eventual incumprimento do reembolso da dívida nacional (os credit default swaps) subiram para 204 pontos-base, quando na sexta-feira eram de 195 pontos.

Na imprensa internacional continua a especular-se sobre a situação financeira portuguesa, e as suas possíveis consequências. Hoje, no Telegraph, um texto de opinião questiona se a Alemanha também vai ter de financiar Portugal.

A comparação do peso das dívidas públicas portuguesa e grega é contratada com o peso das dívidas dos respectivos sectores privados, e o país não sai muito bem na imagem.

A dívida pública nacional deverá representar este ano 86 por cento do PIB, enquanto a grega representará 124 por cento. Mas a dívida provada nacional era 239 por cento do PIB em 2008, face a 129 da grega, de acordo com um analista do Deutsche bank citado no Telegraph.

A dívida pública grega também foi penalizada hoje, tendo a margem (spread) das obrigações gregas a dez anos face às alemãs subido para 469 pontos base, mais 26 do que no fecho do mercado na sexta-feira.

Estes valores constituem um novo recorde desde que existe o euro.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION