Atentado falhado de Times Square


Um paquistanês naturalizado americano foi detido por suspeitas de ligação com o atentado falhado de sábado à noite em Times Square, no coração de Nova Iorque, e ia comparecer já hoje em tribunal.

Faisal Shahzad, 30 anos, foi detido na noite de segunda-feira quando tentava sair dos EUA, no aeroporto JFK em Nova Iorque, onde se preparava para embarcar num voo para o Dubai, segundo as autoridades norte-americanas.

As autoridades faziam entretanto buscas na casa de Shahzad no Connecticut. O suspeito, acrescentou a polícia, tinha regressado recentemente do Paquistão.

Será acusado de “alegadamente conduzir um carro bomba em Times Square”. “O objectivo deste acto terrorista era matar americanos”, disse o procurador-geral dos EUA, Eric Holder.

As autoridades estão a procurar mais pessoas que possam estar envolvidas no atentado falhado, que pensam não ter sido obra de uma só pessoa e que, apesar de ter sido descrito inicialmente como muito amador, podia ter causado muitas mortes.

Os taliban do Paquistão disseram no domingo que tinham sido responsáveis no atentado – uma represália pelos ataques com aviões não tripulados norte-americanos e que mataram alguns do seus líderes – mas analistas e autoridades tinham reagido com cautela a esta afirmação.

O antigo analista da CIA Bruce Riedel pelo seu lado afirmou, ainda antes desta detenção, que havia “uma séria possibilidade” de que o incidente tivesse envolvido “um americano paquistanês que nunca construiu um carro armadilhado antes na vida e que recebeu indicações ou por telefone ou pela Internet”.




Fonte: Público

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION