iPhone destrona Blackberry
A Apple não pára de conquistar admiradores. Desta vez, foi o banco britânico Standard Chartered a aderir ao iPhone e a dar um pontapé no Blackberry da RIM. A instituição está a substituir os aparelhos de comunicação para integrar o smartphone da marca da maçã. Esta operação pode resultar na aquisição do aparelho por milhares de funcionários. O iPhone está a posicionar-se cada vez mais no mundo dos negócios.
«É uma iniciativa de grupo que envolve bancos e consumidor a nível mundial», disse à agência Reuters um porta-voz do Standard Chartered que pediu para não ser identificado.
O processo de migração de serviços de e-mail corporativo do Blackberry para o iPhone começou há cerca de um mês atrás, segundo a mesma fonte. A Ásia é um dos centros das operações, embora não se saiba quantas filiais do banco britânico naquele continente, mas são cerca de 75 mil os funcionários que utilizam o Blackberry e podem agora mudar de dispositivo de comunicação.
Outros bancos como o HSBC Holdings e o Morgan Stanley têm usado, até agora, o Blackberry como aparelho padrão. E, apesar de alguns indicativos apontarem para uma mudança, o processo leva tempo, sobretudo por questões de segurança.
Mas, claro, «se mais empresas mudarem para o iPhone, isso serão naturalmente más notícias para a RIM», como afirmou o analista da Macquarie Securities em Taipé. Lu Chialin frisou, no entanto, que «ainda vai demorar algum tempo para que as empresas façam os seus próprios testes internos antes de decidir mudar».
RIM ainda em primeiro nos EUA. Apple em terceiro lugar
«O ponto é que este é um mercado muito dinâmico. Existem muitas empresas muito imaginativas lá fora; prestadores, fornecedores, desenvolvedores de software aplicativo», reconhecey o director de gestão da RIM China, Gregory Shea.
A RIM tem a maior fatia do mercado de smartphones nos Estados Unidos (36%), à frente do Android da Google (28%) e da Apple (21%), de acordo com um recente estudo da NPD Group.
O Oversea-Chinese Banking Corp de Singapura (OCBC) já tinha permitido aos funcionários optar pelo Blackberry ou pelo iPhone para ceder ao e-mail corporativo, em Junho do ano passado. E já está a captar o custo do plano de dados para os funcionários da Malásia, China e outras sucursais no estrangeiro.
Mas, garante, «esta iniciativa não se destina a substituir o BlackBerry. Pelo contrário, queremos proporcionar aos nossos colegas uma outra opção para aceder ao seu e-mail do escritório e sincronizar os seus contactos, calendário e notas enquanto estiver a trabalhar», explicou o director tecnológico da OCBC, Peter Koh.
A intensificar-se, veremos até onde vai o braço de ferro entre a Apple e a RIM.
Fonte: AF
«É uma iniciativa de grupo que envolve bancos e consumidor a nível mundial», disse à agência Reuters um porta-voz do Standard Chartered que pediu para não ser identificado.
O processo de migração de serviços de e-mail corporativo do Blackberry para o iPhone começou há cerca de um mês atrás, segundo a mesma fonte. A Ásia é um dos centros das operações, embora não se saiba quantas filiais do banco britânico naquele continente, mas são cerca de 75 mil os funcionários que utilizam o Blackberry e podem agora mudar de dispositivo de comunicação.
Outros bancos como o HSBC Holdings e o Morgan Stanley têm usado, até agora, o Blackberry como aparelho padrão. E, apesar de alguns indicativos apontarem para uma mudança, o processo leva tempo, sobretudo por questões de segurança.
Mas, claro, «se mais empresas mudarem para o iPhone, isso serão naturalmente más notícias para a RIM», como afirmou o analista da Macquarie Securities em Taipé. Lu Chialin frisou, no entanto, que «ainda vai demorar algum tempo para que as empresas façam os seus próprios testes internos antes de decidir mudar».
RIM ainda em primeiro nos EUA. Apple em terceiro lugar
«O ponto é que este é um mercado muito dinâmico. Existem muitas empresas muito imaginativas lá fora; prestadores, fornecedores, desenvolvedores de software aplicativo», reconhecey o director de gestão da RIM China, Gregory Shea.
A RIM tem a maior fatia do mercado de smartphones nos Estados Unidos (36%), à frente do Android da Google (28%) e da Apple (21%), de acordo com um recente estudo da NPD Group.
O Oversea-Chinese Banking Corp de Singapura (OCBC) já tinha permitido aos funcionários optar pelo Blackberry ou pelo iPhone para ceder ao e-mail corporativo, em Junho do ano passado. E já está a captar o custo do plano de dados para os funcionários da Malásia, China e outras sucursais no estrangeiro.
Mas, garante, «esta iniciativa não se destina a substituir o BlackBerry. Pelo contrário, queremos proporcionar aos nossos colegas uma outra opção para aceder ao seu e-mail do escritório e sincronizar os seus contactos, calendário e notas enquanto estiver a trabalhar», explicou o director tecnológico da OCBC, Peter Koh.
A intensificar-se, veremos até onde vai o braço de ferro entre a Apple e a RIM.
Fonte: AF