TVI garante direitos de transmissão


Os jogos das próximas duas épocas da Liga de futebol vão voltar à TVI, depois de terem estado na RTP nos últimos dois anos, foi hoje revelado pela TVI, que não deu informações sobre a verba oferecida.

São 60 jogos no total, não incluindo as partidas entre os "grandes" (Benfica, FC Porto e Sporting), que continuarão a ser transmitidos em sinal fechado na Sport TV, da empresa Olivedesportos, de Joaquim Oliveira, que detém os direitos de transmissão.

A disputa entre a TVI e a RTP (a SIC não concorreu por achar os valores oferecidos pelo canal público incomportáveis) esteve envolta em polémica nos últimos dias. Notícias de que a RTP tinha feito uma oferta entre 18 e 19 milhões de euros pelos direitos dos jogos da primeira liga, levaram o PSD a considerar a proposta feita com dinheiros públicos ofensiva face à crise que o país atravessa. Pedia também que, caso a RTP vencesse, a Autoridade da Concorrência analisasse o negócio, que classificou como um acto de má gestão da administração do canal público.

RTP acusada de inflacionar negócio

A RTP era também acusada pelos concorrentes SIC e TVI de estar a inflacionar o negócio com dinheiros públicos. A direcção da estação de Carnaxide fez mesmo saber que estranhava que uma empresa pública, com as dificuldades financeiras da RTP, se preste a um negócio tão ruinoso como este.

Na sequência destas críticas, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, que tutela a comunicação social, revelou que tinha pedido explicações à administração da RTP.

Há dois anos, a RTP ganhou o concurso, batendo a SIC e a TVI (que tinha os direitos) com uma proposta que terá rondado os 16 milhões euros pelos 60 jogos das duas épocas. “O futebol regressou a casa”, disse na altura a RTP em diversas promoções. Agora voltou a mudar de casa.



Fonte: Pùblico

POSTED BY Mari
POSTED IN
DISCUSSION