Emmys: Os favoritos


As séries televisivas 'Rockefeller 30', com 22 nomeações, e 'Mad Men', com 16, são as grandes favoritas na 61.ª edição dos Emmys. Além dos prémios de Melhor Série, respectivamente, nas categorias de Comédia e Drama, devem ainda arrecadar outros galardões, técnicos e de interpretação, como ocorreu há um ano, na 60.ª edição da gala. Em Portugal, a cerimónia será transmitida em directo pelos canais do cabo AXN e SET, a partir da 01.00 de amanhã.


Em vésperas do arranque a todo o gás da temporada televisiva 2009/2010, a Academia de Artes e Ciências da Televisão tem por hábito premiar o que de melhor se fez no ano transacto. Tem sido assim desde a década de 70, quando os Prémios Emmy começaram a ser atribuídos durante o mês de Setembro, e volta a ser assim este ano, na 61.ª edição da cerimónia. Nos EUA, onde a gala é emitida alternadamente pela NBC, FOX, ABC e CBS, a transmissão fica a cargo desta última. Já em Portugal são os canais AXN e SET que transmitem o programa, a partir da 01.00 de amanhã.


E se há perto de um ano, Rockefeller 30 e Mad Men dominaram os Emmys, este ano o panorama não deve ser muito diferente. Não só porque as séries, transmitidas em Portugal pela RTP2 e pelos canais da FOX, voltam a estar entre as mais nomeadas, respectivamente com 22 e 16 menções, mas também porque segundo as previsões dos principais críticos norte-americanos têm tudo para a arrecadar os maiores prémios outra vez, na cerimónia do Nokia Centre, em Los Angeles.


Como há dias o crítico Tom O'Neill lembrava no blogue do Los Angeles Times, os vencedores dos principais prémios da indústria televisiva norte-americana costumam repetir-se de ano para ano, mas normalmente há um outro prémio que muda de mãos. Este ano, nas principais categorias, isso não deve ocorrer, o que não é normal. Mad Men deve então ser eleita a Melhor Série Dramática, enquanto Bryan Cranston e Glenn Close, os protagonistas de Ruptura Total e Sem Escrúpulos, respectivamente, devem ser premiados nas principais categorias de interpretação. Já ao nível da Comédia, o domínio de Rockefeller 30 é total e absoluto: Melhor Série, Melhor Actor Principal (Alec Baldwin) e Melhor Actriz Principal (Tina Fey).


Contudo, os Emmys não se esgotam nos vencedores dos anos anteriores e nos nomeados do costume, mesmo que entre os possíveis premiados se contem ainda menos séries estreadas na temporada transacta que o habitual. De resto, a segunda produção com mais nomeações (17) é o telefilme Grey Gardens, transmitida pela HBO nos EUA, mas inédita nos ecrãs portugueses, tal como as restantes longas-metragens nomeadas na categoria de Melhor Telefilme.


A mulher com asas que segura um átomo


Durante a madrugada de amanhã, a Academia de Artes e Ciências Televisivas vai oferecer estatuetas douradas, aos vencedores dos prémios Emmy. Os galardões, feitos em cobre e banhados a ouro, pesam cerca de dois quilos e medem pouco mais de 40 centímetros. Foram criados pelo engenheiro Louis McManus, que em 1948 usou a sua própria mulher como modelo para a figura feminina, uma espécie de anjo que segura um átomo. De acordo com o criador, as suas asas representariam a musa da Arte, e o átomo representaria a Ciência. Todos os anos são fabricadas cerca de 200 estatuetas, para serem atribuídas nos Primetime Emmy Awards, e mais 300 figuras para outras cerimónias que decorrem a nível regional.


Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION