Festival de Marionetas no Porto até dia 19


Começou esta sexta-feira e vai prolongar-se até dia 19 o FIMP - Festival Internacional de Marionetas do Porto que este ano é dedicado a Isabel Alves da Costa, directora do festival falecida no mês passado. Esta é a sua última programação.


Hoje Há Baile no Jardim com Leonardo di Kátia (Portugal) e Nouvelles et Courtes Pierres pelo Turak Théâtre (França). Amanhã, o destaque vai para o espectáculo Retenir Son Souffle, animação urbana de marionetas por Là Où - marionnette contemporaine. E, na terça, Les Hommes Penchés trazem Mâtitube, um espectáculo de novo circo.


O Circolando, o Teatro de Ferro, a companhia Era uma vez Teatro de Marionetas, os Sete Magnífico, Dura Dita Dura e o Théâtre du Petit Mirroir (marionetas de tradição chinesa por uma companhia francesa) são algumas das propostas desta edição.


Parte do festival decorre em espaço público, com acesso gratuito. Mas também há espectáculos em espaço fechado, de lotação limitada, com bilheteira, na Reitoria da Universidade do Porto, no Teatro Carlos Alberto, no Mosteiro de São Bento da Vitória e em tendas e estruturas montadas no espaço público. Durante todo o FIMP, foi criado um espaço de convívio - a Sala de Estar - no Jardim da Cordoaria, "transformado num Jardim das Flores, com flores produzidas e plantadas por utentes de instituições das freguesias da Vitória e de Miragaia".


Com participantes portugueses, franceses, checos, espanhóis, indonésios e alemães, o FIM faz-se, como escreveu Isabel Alves da Costa, com e para os cidadãos do Porto, para o país e para o mundo. Um programa de marionetas, teatro de objectos e formas animadas, dança, música, novo circo, convívio e festa."


Fonte: DN

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN
DISCUSSION