Hamburgers e cereais têm menos sal em Portugal


Embora os portugueses cheguem a consumir o dobro do sal que deviam por dia, não é aos cereais de pequeno-almoço nem à comida rápida que vão buscar o excesso. Segundo o mais recente relatório da World Action on Salt and Health (WASH), os níveis de sal do mesmo produto mudam conforme o país, mas Portugal é uma das geografias em que as quantidades são menores.

À excepção dos cereais All Bran, da Kellog's, todas as marcas analisadas apresentam níveis inferiores de sal no mercado português, mesmo um cheeseburger duplo da Burger King. A lista inclui 50 países onde as marcas estão presentes, da Europa aos Estados Unidos, Nova Zelândia, Colômbia, Médio Oriente ou Bangladesh.

"A pesquisa mostra que as pessoas de alguns países estão a consumir quase o dobro do sal em marcas conhecidas e globais, em comparação com outras populações", indica a WASH, salientando que nenhum dos 260 produtos analisados "tem o mesmo conteúdo de sal em todo o mundo".

A análise da WASH incidiu sobre produtos da Kellog's, Nestlé, Burger King, Kentucky Fried Chicken (KFC), McDonald's e Subway. "O facto de as empresas distribuírem produtos com níveis de sal muito mais baixos nalguns países levanta sérias questões éticas", considera Graham MacGregor, professor de medicina cardiovascular e presidente da WASH. "É muito hipócrita que os fabricantes digam que os produtos são saudáveis e depois contribuam desnecessariamente para os desequilíbrios na saúde mundial."

Walter Scieghi, director-geral da Nestlé Cereais em Portugal, explica que "o gosto das pessoas é muito local" e, por isso, as empresas adaptam a oferta ao paladar da população. Os cereais Nestlé são ainda produzidos em fábricas de todo o mundo e certos componentes já vêm com excesso de sal.

Também Raquel Abrantes, coordenadora de comunicação da Kellog's, adianta que os gostos diferem entre regiões, "levando as marcas a adaptar as fórmulas nos pontos geográficos do globo onde o consumidor está mais sensibilizado para esta necessidade". Ambas as marcas têm reduzido o teor de sal dos seus produtos menos 20% na Nestlé e 38% na Kellog's. Esta empresa justifica, contudo, o elevado nível de sal nos cereais All Bran com o facto de ser "usado para realçar o sabor, conferir a textura estaladiça e dar estabilidade ao produto".

Já a nutricionista Ana Frias, da Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais, sublinha que os cereais de pequeno-almoço são das opções mais saudáveis. "A contribuição dos cereais para o consumo de sal é pouca", indica, explicando que "uma porção de 30 gramas de cereais com leite representa 8% do total recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 5 gramas por dia". Um pequeno-almoço com leite, fruta e pão misto, em contrapartida, pode conter até 50% do total diário.


Fonte: ionline

POSTED BY Joana Vieira
POSTED IN ,
DISCUSSION